A maioria das redes sociais oferecem um sistema de interação com hashtags, mas no Twitter elas podem ser consideradas uma parte vital da plataforma, especialmente durantes acontecimentos e eventos importantes. No entanto, parece que a empresa está considerando mudar a forma com que os usuários interagem com esse símbolo tão famoso.

Fim das hashtags?

Jane Manchun Wong, engenheira e pesquisadora de aplicativos, relatou que o Twitter está "trabalhando em um experimento" no qual as hashtags não são mais clicáveis, eliminando a possibilidade de encontrar outros tweets com o mesmo assunto.

Ainda não há informações oficiais sobre o motivo dessa mudança tão radical, mas Jane acredita que a decisão para o possível fim das hashtags esteja relacionada ao aumento de lucro da rede social.

A engenheira observou que as hashtags de marca, aquelas com um ícone personalizado (também conhecidas como hashflags), devem permanecer clicáveis. Esse tipo de símbolo especial está disponível apenas para empresas que queiram comprá-lo, algo semelhante a um anúncio.

Aparentemente, parece que o Twitter notou que manter hashtags exclusivas para conteúdos pagos resulta em um maior retorno financeiro. De qualquer forma, a mudança ainda não é definitiva, sendo apenas um experimento interno que pode nunca chegar a todos os usuários.

Novos recursos

Embora o futuro das hashtags ainda seja um mistério, a rede social do passarinho azul tem trabalhado ativamente em novos recursos, como a opção que permite enviar GIFs, vídeos e imagens no mesmo tweet e a tão esperada função de editar mensagens postadas, exclusiva para assinantes do Twitter Blue.