O Twitter finalmente irá testar a edição de publicações (tweets) em sua plataforma. A informação veio da própria empresa em sua rede social no início desta semana, onde é dito que "está trabalhando em um recurso de edição desde o ano passado".

Embora não tenha dado muitos detalhes, o Twitter compartilhou conosco uma animação demonstrando o novo recurso. Além disso, a empresa disse que realizaria testes com os assinantes do Twitter Blue nos próximos meses.

Segundo o chefe de produtos de consumo do Twitter, Jay Sullivan, o botão de edição "é o recurso mais solicitado do Twitter há muitos anos". Jay também diz que a empresa chegou a "buscar ativamente informações e pensamentos contraditórios" antes de lançar o novo recurso. O motivo disso é para evitar o uso indevido da funcionalidade.

Jay Sullivan explica o pensamento do Twitter sobre a função de edição dizendo:

Sem coisas como limites de tempo, controles e transparência sobre o que foi editado, o Edit pode ser usado indevidamente para alterar o registro da conversa pública. Proteger a integridade dessa conversa pública é nossa principal prioridade quando abordamos esse trabalho. Portanto, levará tempo e estaremos buscando ativamente informações e pensamento contraditório antes de lançar o Edit.

Executivos do Twitter reconhecem a praticidade de corrigir, pode ocorrer uma perda de importância da rede social com esta mudança

Embora os executivos do Twitter considerem que a opção de editar seja muito prática para corrigir erros de digitação, há o medo de que o botão de edição seja utilizado para prejudicar a rede social como uma ferramenta de registro público. O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, chegou a dizer há dois anos atrás que "provavelmente" a função de edição nunca iria acontecer.

Facebook já resolveu o problema do botão de edição

De acordo com o CTO Andrew "Boz" Bosworth, o Facebook "resolveu" os problemas do uso indevido da edição de uma publicação.

Você apenas inclui um indicador de que foi editado junto com um registro de alterações.

Caso o usuário esteja preocupado com as edições que foram feitas, é possível visualizar o histórico de alterações.

Se você está realmente preocupado com as incorporações, elas podem apontar para uma revisão específica nesse histórico, mas com um link para a edição mais recente. Não é um problema real.