O Twitter começou a exibir para todos a opção de "dislike" para as postagens (tweets). Anteriormente, esta opção estava sendo testada, mas agora a empresa diz que o recurso foi disponibilizado para o público geral.

O "downvote ("voto negativo") foi testada inicialmente com um grupo restrito de usuários, mas de acordo com o Twitter, o recurso será disponibilizado em breve para os usuários do Android e do iOS. Entretanto, ao invés de ser como no Reddit, onde há a exibição pública do número de "dislikes", a rede social optou por ocultar este dado.

Quais foram as conclusões sobre o voto negativo no Twitter após os testes

De acordo com o Twitter, através dos testes realizados com um pequeno grupo de usuários da rede social, percebeu-se que o voto negativo era utilizado em respostas ofensivas ou irrelevantes. A empresa diz:

"Esse experimento também revelou que o voto negativo é a maneira mais usada para as pessoas sinalizarem conteúdo que não querem ver."

A conclusão sobre o downvote é a de que ele "melhora a qualidade das conversas no Twitter". Os "dislikes" são uma maneira simples dos usuários darem feedback sobre um conteúdo online, mas eles podem vir a ser problemáticos se utilizados em campanhas de assédio direcionado e acabarem tornando o algoritmo do Twitter propenso a silenciar opiniões divergentes.

Twitter e YouTube mostram caminhos opostos

No final do ano passado, devido a experiências ruins de ataques a criadores de conteúdos e vídeos specíficos, o YouTube parou de exibir o número de "dislikes", sendo exibido somente para o autor do vídeo. Ao mesmo tempo, o Facebook chegou a testar os "dislikes", mas não chegou a implementá-lo.

YouTube chegou a cortar a exibição do número de dislikes em sua plataforma

O que você achou desta nova opção no Twitter? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!