Foi anunciado pelo Twitter que estão sendo realizados testes com um novo rótulo para identificar perfis de bots automatizados na rede social. O motivo do desenvolvimento deste recurso foi no sentido de deixar claro para os usuários do Twitter quais contas são de pessoas e quais são "robôs" (bots). De acordo com a empresa, isso poderá ajudar também na identificação de bots avançados, capazes de construir uma boa confiança com os usuários.

Esta nova funcionalidade de rótulos de identificação parece ser uma extensão da decisão que o Twitter tomou em 2020, onde dizia que os "bots de alta qualidade" deverão se identificar como tal. Na época, foi dito que os desenvolvedores dos bots deveriam "indicar claramente" quando um perfil é um bot, além de dizer quando uma pessoa administra a conta.

Twitter começa a testar recurso que identifica perfis de bots

Rótulo de identificação de um perfil no Twitter que é um bot. Fonte: Twitter
Rótulo de identificação de um perfil no Twitter que é um bot. Fonte: Twitter

O Twitter cita em seu FAQ (seção de perguntas frequentes) exemplos de bots confiáveis como, por exemplo, aqueles "bots que ajudam você a encontrar vacinas e sistemas de alerta de desastres".

A empresa complementa dizendo:

"Quando as contas enviam tweets automatizados para compartilhar informações relevantes sobre o conteúdo em outra conta, os rótulos automatizados ajudam a identificar bots bons de spam e são tudo sobre transparência."

Lançamento e disponibilidade

O rótulo de bot estará disponível para aproximadamente 500 contas de desenvolvedores inicialmente e, segundo o Twitter, será disponibilizado para todos os desenvolvedores até o final do ano. Evidentemente, não utilizar o rótulo, quando disponível, será considerado uma violação das políticas da rede social.

O que achou desta iniciativa do Twitter para evitar que os usuários confundam bots com pessoas? Gostou? Compartilhe a matéria com seus amigos nas redes sociais!