O Twitter anunciou que agora está testando um recurso que já foi utilizado por muitas redes sociais, especialmente o Orkut, o de "comunidades". A ideia da empresa é utilizar uma interface parecida com a de um subreddit nos grupos de sua plataforma. Isso pode resolver um problema que muitos usuários tentam solucionar no Twitter: achar pessoas ou um perfil que trate de assuntos de seu interesse.

O Twitter chegou a provocar as Comunidades em fevereiro deste ano, onde haverá um tópico/assunto específico a ser abordado e os membros irão tweetar dentro de uma linha do tempo específica. Como trata-se de um grupo, haverá moderadores que irão definir as regras para o espaço. Caso uma pessoa queira entrar em uma Comunidade, ela deverá ser convidada pelo moderador ou membro que já participa do grupo.

Anteriormente, para resolver o problema de encontrar assuntos que os usuários gostem, o Twitter tentou criar tópicos no meio da linha do tempo das pessoas. Entretanto, essa solução não é tão eficiente quanto a das Comunidades.

Como será feito no início?

Inicialmente, o Twitter pretende permitir que Comunidades de tópicos populares sejam criadas. Porém, com o passar do tempo, a empresa pretende oferecer a possibilidade de criação de grupos que discutam "assuntos de nicho". No momento a plataforma possui uma pequena quantidade de Comunidades.

Capturas de tela de uma Comunidade no Twitter. Fonte: Twitter
Capturas de tela de uma Comunidade no Twitter. Fonte: Twitter

Lançamento e disponibilidade

De acordo com o Twitter, o plano é disponibilizar o recurso das Comunidades para todos nos "próximos meses". É importante notar que no Twitter nada será privado ou "secreto", todas as comunidades poderão ser pesquisadas, acessadas e visualizadas.