Embora o Twitter tenha lançado em junho do ano passado a funcionalidade de enviar tweets com áudio, ainda ficou uma limitação para os usuários da rede social, responsável por diminuir a acessibilidade. Felizmente, a empresa finalmente está implementando o recurso de gerar legendas automaticamente quando o usuário clica no botão "CC" ao reproduzir o áudio postado. A funcionalidade está disponível por enquanto somente nos celulares com iOS, pois os tweets com voz ainda não chegaram para os smartphones Android.

Atualmente, as legendas automáticas podem ser geradas em inglês, japonês, português, turco, árabe, hindi, francês, indonésio, coreano e italiano. A novidade só aparecerá em tweets de voz que foram postados agora, pois a legenda precisa ser gerada na criação da publicação segundo a informação obtida pelo site The Verge.

Pedido de usuários para a implementação das legendas veio desde a estreia dos áudios no Twitter

Desde junho de 2020, quando a função de enviar áudios no Twitter estreou, os críticos criticaram de imediato a falta de legendas. Entretanto, a empresa se manifestou na ocasião e disse que não havia uma equipe dedicada à acessibilidade e dependia de seus funcionários para trabalhar horas adicionais e desenvolver estes recursos. A partir daquele momento, a companhia formou equipes de acessibilidade com a promessa de adicionar legendas automatizadas em 2021.

Exemplo de envio de um tweet com voz utilizando um celular com iOS (iPhone). Fonte: Twitter
Exemplo de envio de um tweet com voz utilizando um celular com iOS (iPhone). Fonte: Twitter

O gerente de acessibilidade global do Twitter, Gurpreet Kaur, diz:

"Embora ainda seja cedo e saibamos que não será perfeito no início, é uma das muitas etapas que estamos tomando para expandir e fortalecer a acessibilidade em nosso serviço e esperamos continuar nossa jornada para criar um serviço verdadeiramente inclusivo."

O que você achou da novidade apresentada pelo Twitter? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e marque o "Oficina da Net"!