O sinal analógico de TV será desligado na próxima quarta-feira (22) no Rio de Janeiro e em mais 18 municípios do estado. Sendo assim, após está data os consumidores vão conseguir assistir à programação de TV aberta somente através do sinal digital. A mudança vai proporcionar uma transmissão de canais de TV aberta no Brasil com melhor qualidade e mais estabilidade, sem ruídos, chiados, interferências e chuviscos, ressaltou a Agência nacional de telecomunicações (Anatel).

Fim do sinal analógico em mais 19 municípios
Fim do sinal analógico em mais 19 municípios

Assim como no Rio, mais outros 18 municípios, como Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, São João de Meriti, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Petrópolis, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Maricá, Itaguaí, Seropédica, Japeri e Queimados terão o sinal analógico de TV desligado. O processo de desligamentos do sinal analógico teve inicio no dia 25 de outubro e encerra na próxima quarta-feira.

Desta forma, é aconselhável que o consumidor verifique antes da data agendada para o desligamento do sinal se a sua antena já é digital ou se o aparelho de televisão necessita de um conversor externo. O conversor externo vai permitir que a sua TV continue funcionando normalmente, transmitindo toda programação, uma vez que transforma o sinal digital em analógico.

Televisores de tubo necessitam de um conversor de sinal
Televisores de tubo necessitam de um conversor de sinal

Já no caso de TVs de tubo, será preciso que o consumidor faça a instalação de um conversor de sinal. Vale salientar que se a TV for de tela plana e também não tiver o conversor embutido, será necessário um conversor de sinal para continuar assistindo toda programação normalmente.

A Anatel salienta que para conferir se o televisor já possui um conversor embutido, o consumidor deve consultar o manual da fabricante. Vale salientar que os aparelhos analógicos que já contam com acesso a TV por assinatura não necessitam de um conversor digital, pois já recebem o sinal digital por intermédio das TVs abertas.

A população que faz parte de algum programa social do governo federal nestas cidades que passarão a ter o sinal analógico desligado, podem agendar a retirada de um kit contendo um conversor, além de antenas e cabos, para isso, basta ligar gratuitamente para 147 ou pela internet através do site  www.sejadigital.com.br/kit, canal disponibilizado pela própria Anatel.