Oficina da Net Logo

Qual a diferença entre as portas HDMI da sua TV?

Se você quer aproveitar melhor suas portas HDMI na sua TV, e principalmente, se você tem uma TV 4K e quer usar um dispositivo 4K nela, é fundamental entender qual a diferença entre as portas HDMI da sua TV.

Por | @oficinadanet TV Digital Pular para comentários

Uma porta HDMI é apenas uma porta HDMI, certo? Exceto se você olhar de perto a parte de trás de sua TV, e outros componentes de home theater compatíveis com HDMI, você notará algumas pequenas palavras, como  ARC, STB, DVI, MHL HDCP 2.2, 10bit, Best, entre outras, que indicam que nem todas as portas são iguais. O que esses rótulos significam, e importa qual porta você usa? 

Qual a diferença entre as portas HDMI da sua TV?

Quando se trata de selecionar qual porta HDMI usar para qual dispositivo, há apenas algumas coisas simples a levar em conta. Em primeiro lugar, quando tiver dúvidas, sempre procure no manual do seu dispositivo: Boa rotulagem, má rotulagem, ou nenhuma rotulagem, a autoridade máxima é a boa impressão que o fabricante colocou no manual.

Não só você pode descobrir que a porta rotulada genericamente “HDMI 2” na verdade tem recursos extras, mas você também pode descobrir que precisa alternar uma configuração em algum lugar no menu de configurações da TV para ativá-la.

A segunda coisa a levar em conta é que, para dispositivos HDMI mais antigos, como seu Blu-ray player ou decodificador de TV a cabo, qualquer porta HDMI funcionará, devido à compatibilidade retroativa, mas algumas portas oferecem recursos adicionais, que abordaremos no próximo tópico.

Finalmente, qualquer porta vai fazer o trabalho para dispositivos com capacidade HDMI mais antigos, então o melhor é você ter certeza de que está usando a melhor porta da sua TV para um dispositivo mais novo, como com entrada 4K. Se você emparelhar um novo dispositivo 4K, como um PS4 ou Xbox One com uma porta mais antiga, perderá uma qualidade significativa de resolução.

As portas HDMI explicadas

Na sua TV (embora nem todas tenham), você encontrará algumas das seguintes etiquetas. Não há exigência de que os fabricantes rotulem suas portas, e se o conjunto de portas tiverem apenas as nomenclaturas "HDMI 1", "HDMI 2", então verifique o manual para ver se alguma das portas tem os seguintes recursos abaixo.

STB: set-top box

STB: set-top boxPorta HDMI STB

A porta STB destina-se ao uso com seu decodificador: o dispositivo de entrada fornecido pelo provedor de TV à cabo ou via satélite. A única vantagem de usar essa porta para essa finalidade é que:

  1. É geralmente a primeira porta, HDMI 1, o que significa que é fácil acessar o botão de seleção de entrada
  2. TVs com essa designação de porta normalmente possuem botões adicionais para a porta set-top box (ou funcionalidade adicional relacionada a ele). 

Por exemplo, sua TV em particular pode usar HDMI-CEC  para se comunicar com o decodificador de TV a cabo pela porta STB, de forma que os botões de canal para cima / para baixo no controle remoto da TV funcionem para o decodificador de TV a cabo.

DVI: Entrada de vídeo digital

Porta HDMI DVIPorta HDMI DVI

As portas DVI oferecem compatibilidade retroativa com dispositivos que podem enviar vídeo digital em um cabo, mas precisam de outro cabo para áudio. O benefício de usar a porta DVI é que sua TV aceitará a entrada de áudio de uma (ou mais) das entradas de áudio analógicas na parte de trás da TV, e a combinará com o vídeo da porta HDMI marcada com DVI.

Quando você usaria esse recurso? Digamos que você tenha um antigo computador de mesa que queria conectar à sua TV. Você pode usar um conversor DVI-HDMI para emitir o sinal de vídeo do PC para a TV e, em seguida, um cabo de fone de ouvido específico com dois plugs macho, para conectar a saída de áudio do seu PC à entrada de áudio da TV. 

Não se preocupe se você não precisar do truque de áudio DVI / analógico, como todas as outras portas, você pode simplesmente usar a porta HDMI (DVI) como uma porta HDMI normal também.

HDMI ARC: Canal de retorno de áudio

ARCPorta HDMI ARC

Historicamente, se você tivesse uma TV com alto-falantes externos, você teria que ter um receptor. Todas as entradas foram para o receptor, e o receptor passaria o sinal de vídeo para a TV. Agora, à medida que as TVs se tornam cada vez mais modernas, as pessoas conectam tudo nas portas de sua TV, e precisam de um jeito de transmitir o som para outros alto-falantes, como, por exemplo, um sound bar.

É aqui que entra o HDMI (ARC): se você conectar dois dispositivos compatíveis com ARC (como a TV e a barra de som), a TV pode enviar o áudio para o dispositivo externo, sem um cabo de áudio separado (como um cabo de áudio óptico TOSlink) requeridos.

MHL: Link de alta definição para dispositivos móveis

Porta HDMI MHLPorta HDMI MHL

Dada a forma como os dispositivos móveis se tornaram poderosos, como smartphones e tablets, só faz sentido que os fabricantes desenvolvam uma maneira de produzir vídeo a partir deles para os aparelhos de TV. Se você tiver um dispositivo compatível e uma TV, juntamente com um cabo MHL especial (que permite a conectividade USB-HDMI), você pode conectar seu smartphone diretamente na TV, e usá-lo para a saída de vídeo.

O padrão é principalmente um recurso do dispositivo Android, já que o MHL nunca foi adotado pela Apple. Se você deseja obter uma funcionalidade semelhante com seu iPhone ou iPad, precisará adquirir um adaptador especial da Apple e usá-lo com uma porta HDMI comum.

HDCP 2.2: Proteção de conteúdo digital de alta largura de banda

Porta HDMI HDCP 2.2Porta HDMI HDCP 2.2

Em aparelhos de TV mais novos, você pode ver as portas rotuladas como “HDCP 2.2”. Essa designação indica que essa porta suporta a versão mais recente do esquema de proteção de conteúdo digital de largura de banda alta. 

Se você tiver dispositivos mais recentes que possam produzir vídeo de definição ultra-alta, provavelmente precisará usar essa porta (ou verificar o manual para ver se todas as portas da sua TV suportam HDCP 2.2) para obter o sinal e aproveitar seu conteúdo UHD.

10bit / UHD / 4K: Uma porta aprimorada para vídeo aprimorado

Porta HDMI 10bitPorta HDMI 10bit

As TVs mais recentes que suportam 4K, também chamadas de Ultra HD (UHD) por alguns fabricantes, nem sempre têm recursos de 4K em todas as portas HDMI. Às vezes, você encontrará apenas uma porta identificada, que você deve usar para conectar um dispositivo de streaming compatível com 4K. 

A forma como essas portas são rotuladas depende do fabricante, e você verá rótulos como "10bit" (em referência à faixa de cores aprimorada de 10 bits que alguns, mas não todos, conteúdo 4K podem suportar), "UHD" ou 4K (geralmente associado a informações adicionais como 4K @ 30Hz ou 4K @ 60hz, para indicar qual taxa de atualização que a entrada pode usar). O vídeo em UHD ainda é algo bastante novo, e os fabricantes estão lutando para ganhar dinheiro e se distinguirem dos concorrentes.

HDMI Best

 

Designação RelativaPorta HDMI Best

Finalmente, há uma outra palavra que você pode ver pela sua porta HDMI que não tem nada, especificamente, a ver com os padrões HDMI, mas é simplesmente uma maneira de alguns fabricantes rotularem as portas na parte traseira de suas TVs. Em muitos cenários, você verá uma sequência de comparação e adjetivos superlativos como "Best" anexados a diferentes portas.

Você pode, por exemplo, a entrada HDMI 4K rotulada como "Best". Estas palavras não têm um significado padronizado, e estão simplesmente disponíveis para que o fabricante possa ajudá-lo a utilizar a melhor porta (se for compatível com o seu dispositivo) para obter a melhor qualidade de imagem.

Embora todas as portas HDMI ofereçam a funcionalidade básica e compatível com versões anteriores, ao conectar a porta certa com o dispositivo correto, você obterá a melhor qualidade de imagem, com os melhores recursos possíveis.

Assista ao nosso último vídeo: