Elon Musk foi substituído em seu cargo na presidência da Tesla por Robyn Denholm, uma executiva australiana que é diretora da empresa de veículos elétricos desde 2014.

Atualmente, Denholm é CFO da Telstra, empresa sediada na Austrália, e assumirá assim que o aviso de seis meses for cumprido, disse a Tesla através de um anúncio na quarta-feira nos EUA.

Denholm é membro do conselho e administração da Tesla e até cumprir o prazo para assumir a sua nova função, Elon Musk irá "dar todo o suporte que ela necessite em seu papel como presidente", disse a Tesla. Elon Musk permanece como CEO da companhia.

Tesla escolhe substituta para cargo de presidência.
Tesla escolhe substituta para cargo de presidência.

O empresário aceitou deixar a presidência do conselho de administração da Tesla e pagar uma multa de 20 milhões de dólares em um acordo com o regulador norte-americano de valores imobiliários, a Securities and Exchange Commission (SEC), para poder encerrar o processo de fraude que está relacionado as publicações do executivo no Twitter.

Vale mencionar que a SEC processou Musk por considerar que a as mensagens expostas no Twitter em 7 de agosto foi um ato fraudulento que inflou de modo temporário o valor das ações. Musk, nas mensagens, comunicava que pensava em tirar a Tesla da bolsa, tudo isso em razão de que investidores pagariam US$ 420 por título aos acionistas da companhia.

A atual indicação chega em um momento bastante delicado para a Tesla, que está enfrentando uma forte pressão por parte dos acionistas para que possa ser uma empresa com resultados importantes.

Denholm, através de comunicado, disse que acredita na missão da empresa e espera "ajudar Elon Musk e a equipe da Tesla a conseguirem lucratividade sustentável e gerar valor aos acionistas no longo prazo".

"Robyn tem uma vasta experiência em indústrias de tecnologia e automóveis, e ela fez contribuições significativas como membro do Conselho da Tesla nos últimos quatro anos, ajudando-nos a nos tornar uma empresa lucrativa. Estou ansioso para trabalhar ainda mais de perto com Robyn enquanto continuamos acelerando o advento da energia sustentável ", disse Musk.

Fonte: TechCrunch