Agentes federais estão investigando se a Tesla divulgou informações incorretas sobre a produção de seus sedãs elétricos Modelo 3 e assim enganou os investidores da empresa sobre os seus negócios, informou o The Wall Street Journal.

O jornal, menciona fontes ligadas ao caso que disseram que a investigação está forte, com agentes do FBI contatando ex-funcionários da Tesla e solicitando depoimento sobre o caso. A investigação deve procurar evidências desde o início de 2017, quando a Tesla começou a divulgar projeções sobre  a produção do Modelo 3.

A investigação irá examinar as declarações públicas da empresa sobre as produções do Modelo 3 em comparação com o número de veículos que foram realmente fabricados. Recentemente, a empresa divulgou o seu primeiro lucro trimestral em dois anos.

Musk, no início de 2017, apresentou um plano de produção agressivo para o Modelo 3, prevendo a produção de 20.000 carros Modelo 3 por mês em dezembro.

Porém, atrasos na produção e ainda erros de cálculos resultaram em somente 2.700 Modelos 3 sendo confeccionados no ano anterior. Em junho de 2018, a empresa finalmente alcançou a meta de construir 5.000 veículos Modelo 3 em uma semana.

FBI pode estar investigando produção de Tesla Model 3.
FBI pode estar investigando produção de Tesla Model 3.

Um porta-voz disse que a Tesla recebeu "solicitação voluntária de documentos do Departamento de Justiça sobre sua orientação pública para a rampa do Modelo 3" e que a empresa estava cooperando. "Nós não recebemos uma intimação, um pedido de depoimento ou qualquer outro processo formal, e não houve pedidos adicionais de documentos sobre isso por parte do Departamento de Justiça por meses".                                 

"Quando começamos a rampa de produção do Modelo 3, fomos transparentes sobre o quão difícil seria, explicando abertamente que só poderíamos ir tão rápido quanto nosso fornecedor menos sortudo ou menos bem-sucedido, e que estávamos entrando "inferno de produção", disse ainda o porta-voz.                                                               

Musk, no mês passado, resolveu um processo com a Comissão de Valores Imobiliários dos Estados Unidos sobre as alegações de que cometeu fraude ao twittar que ele tinha "fundos garantidos" para tomar a Tesla em sigilo.                                                               

Fonte: The Verge