A Securities and Exchange Comission (SEC), órgão regulador americano para bolsa de valores do país, está investigando se Elon Musk, presidente da Tesla, pretende mesmo dechar o capital da companhia e quais os motivos que o teriam levado a anunciar tal medida pelo Twitter ao invés de utilizar fontes oficiais para revelar a sua intenção.

Elon Musk utilizou a sua conta na rede social para avisar que vai retirar a sua fábrica de carros elétricos da bolsa de valores de Nova York, se o valor da ação for negociado a US$ 420. Com está informação, em poucos minutos as ações da Tesla dispararam, o que fez com que a SEC suspendesse por algumas horas as operações de compra e venda de papeis da empresa.

De acordo com o Wall Street Journal, a SEC está tentando buscar explicações pela divulgação da informação através do Twitter e não pela maneira como é exigido pela agência regulatória, através de um canal formal para comunicar investidores. Além disso, a SEC também questiona se a Tesla entende que a atitude de Musk atende as regras de proteção dos investidores.

Na última quarta-feira (08), as ações da Tesla fecharam o mercado em queda 2,4% para US$ 370,34. No dia anterior havia fechado com alta de 11%.

Em 2013, a Tesla alertou de forma oficial aos seus investidores que os mesmos deveriam seguir Elon Musk na rede social Twitter para acompanhar informações adicionais em relação a empresa, isso porque o executivo tem o hábito de utilizar a sua conta no Twitter para informar sobre suas empresas.

Contudo, atualmente, na página de relações com investidores da companhia não há referência a conta de Musk, somente o perfil da Tesla. O conselho da Tesla teria se reunido por diversas vezes nas últimas semanas para debater a ideia, mas ainda estaria avaliando a possibilidade e discutindo como financiar tal acordo.