O Telegram é um dos maiores aplicativos de mensagens do mundo. Disponível para quase todas as plataformas, incluindo Android, iOS, Windows, macOS e Linux, o mensageiro azul tem uma base de usuários ativos de 900 milhões. Buscando atingir números maiores e, consequentemente, "incomodar" o WhatsApp, a empresa pretende chegar a marca de 1 bilhão em um ano.

Telegram quer atingir 1 bilhão de usuários

Em entrevista ao jornalista norte-americano Tucker Carlson, Pavel Durov, fundador do Telegram, disse que o aplicativo está se espalhando como um "incêndio florestal". Ele acredita que a plataforma terá mais de um bilhão de usuários ativos mensais dentro de um ano.

Em termos de comparação, o WhatsApp, que é um dos principais rivais do Telegram, tem mais de dois bilhões de usuários ativos mensais. A plataforma também está atrás de outras empresas, como Instagram, TikTok, Facebook e WeChat.

Durante a entrevista, Durov ainda mencionou que continua comprometido em manter o Telegram como uma "plataforma neutra", evitando complicações geopolíticas, embora isso tenha acontecido algumas vezes, especialmente no Brasil.

Relatórios apontam que a empresa também pode abrir uma IPO (Oferta Pública Inicial) de ações nos Estados Unidos assim que atingir rentabilidade. Por enquanto, a plataforma segue promovendo a versão premium do aplicativo, que custa R$ 19,90 por mês e oferece diversos recursos interessantes.

Para manter sua base de usuários e atrair novas pessoas, o Telegram continua adicionando novos recursos ao aplicativo. Recentemente, a plataforma inseriu uma ferramenta que permite criar adesivos personalizados.