O Telegram parou de aumentar sua base de usuários no Brasil. Isso é o que aponta uma pesquisa feita pelo site MobileTime sobre os aplicativos mobile de mensagens instantâneas no país. Nos últimos 3 anos, o Telegram conseguiu elevar sua base de usuários rapidamente no Brasil. Em 2019 o aplicativo estava presente somente em 13% dos smartphones no país, mas em 2022 esse número subiu para 65%. Entretanto, em 2023 a participação do Telegram no Brasil se manteve estagnado.

Pesquisa sobre a situação do Telegram no Brasil em 2023

Base de usuários do Telegram para de subir no Brasil. Fonte: Oficina da Net
Base de usuários do Telegram para de subir no Brasil. Fonte: Oficina da Net

A pesquisa realizada pelo site MobileTime ocorreu entre os dias 11 e 23 de janeiro de 2023 e entrevistou 2.086 brasileiros que acessam a internet e possuem um smartphone. O estudo respeitou as regras de amostragem para se obter uma pesquisa com menor margem de erro, respeitando proporções de gênero, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição regional no país. De acordo com os realizadores da iniciativa, a margem de erro foi de 2,1 pontos percentuais.

Pesquisa de aplicativos mobile de mensagens instantâneas no Brasil. Fonte: mobiletime
Pesquisa de aplicativos mobile de mensagens instantâneas no Brasil. Fonte: mobiletime

Engajamento do Telegram caiu no Brasil

Segundo o MobileTime, o Telegram sofreu uma redução do engajamento dos brasileiros com seu app mobile. Há cerca de seis meses atrás, 50% dos usuários falaram que o aplicativo era aberto todo dia ou quase todo dia. Entretanto, no início de 2023, esse número caiu para 43%. Entretanto, é importante mencionar que durante esse período, diversos aplicativos de comunicação tiveram uma certa queda.

Distribuição do público brasileiro no Telegram

A pesquisa realizada pelo site MobileTime diz que o público que utiliza o Telegram é formado mais por homens do que por mulheres. Além disso, em termos de classe social, os usuários do aplicativo estão concentrados mais nas classes A e B do que nas C, D e E. Com relação à faixa etária, o público da plataforma que tem maior participação está entre 16 e 29 anos.

Fonte: MobileTime