Nesta sexta-feira (25), o Telegram anunciou a atualização de junho com a chegada de novos recursos em sua plataforma. As novidades incluem chamadas em grupo com a opção de compartilhar a sua tela e os papéis de parede animados, que agregam um novo botão de menu para bots, novas formas de importar stickers, lembretes para te ajudar a manter a sua conta segura, e mais. Confira as novidades que chegam para usuários do Android e iOS, e até para quem usa tablets e computadores.

Novidades de junho para o Telegram

Videochamadas em Grupo

Agora é possível realizar videochamadas em grupo. Qualquer grupo de chats de voz poderá realizar chamadas de vídeo ao tocar no botão de câmera para ativar o seu vídeo. Além disso, existem opções de controle semelhante a de outros serviços de videoconferências, como a opção de destacar um vídeo e compartilhar a tela.

Chamadas de vídeo em grupo no Telegram. (Imagem: Reprodução / Telegram)
Chamadas de vídeo em grupo no Telegram. (Imagem: Reprodução / Telegram)

Para utilizar a função de videochamadas, basta acessar um grupo em que você seja o admin e ativar a função Chat de Voz. Por enquanto, a opção de habilitar o vídeo está disponível somente para as 30 primeiras pessoas que entrarem no chat de voz. O Telegram promete que esse limite será expandido, à medida que os usuários utilizarem a plataforma para transmitirem streaming de jogos, eventos ao vivo, e assim por diante.

Supressão de Ruído

Para tornar o áudio mais claro e limpo, a plataforma inseriu opções que aprimoram a supressão de ruído nos chats de voz. Nas configurações do aplicativo, é possível controlar, ativar e desativar a supressão de ruído. Isso pode ser útil para reuniões mais sérias em que não se devem ter distrações de ambientes externos, mas podem ser facilmente desativados se algum usuário desejar destacar um ruído em específico, como digitando no teclado, mastigando um biscoito etc.

Supressão de Ruído. (Imagem: Reprodução / Telegram)
Supressão de Ruído. (Imagem: Reprodução / Telegram)

Todos os dispositivos

Para facilitar o uso, o recurso de videochamadas em grupo pode ser utilizado em smartphones, tablets e até computadores. Nesses dispositivos que possuem uma tela maior, é possível dividir a tela entre grades de vídeos e a lista de participantes, por exemplo, tornando a visualização mais otimizada.

Chamadas de vídeo em tablets. (Imagem: Reprodução / Telegram)
Chamadas de vídeo em tablets. (Imagem: Reprodução / Telegram)

No caso do computador especificamente, os chats de voz são abertos em uma janela separada, assim você pode escrever e conversar sem minimizar nada. Ao compartilhar a tela, você pode escolher compartilhar apenas uma área em específico, como um determinado aplicativo. E quando alguém compartilhar a tela com os outros usuários na chamada, automaticamente ficará em foco, assim como acontece no Microsoft Teams e Zoom, por exemplo.

Papéis de Parede Animados

Por meio de um algoritmo, o Telegram agora possui papéis de parede animados para os chats, o primeiro para um aplicativo de mensagens. Eles possuem um degradê multicolorido que se move de forma automática toda vez que você envia uma mensagem.

Papéis de parede animados. (Imagem: Reprodução / Telegram)
Papéis de parede animados. (Imagem: Reprodução / Telegram)

Para encontrar a opção de papéis de parede animados siga para;

  • Android: Configurações de Chats > Alterar Papel de Parede.
  • iOS: Aparência > Papel de Parede.

Criando e Compartilhando Papéis de Parede

Incrementando a novidade,agora também é possível criar e compartilhar seus próprios papéis de parede animados. Durante a criação, você pode escolher três ou quatro cores para desbloquear a animação, e adicionar uma textura adicional para um estilo extra. Depois de pronto, é possível enviar seus papéis de parede animados para seus amigos e familiares.

Animações ao Enviar Mensagens

Foram inseridas também novas animações para os stickers e emojis, agora mais leves e suaves que devem ajudar a economizar a sua bateria. No caso do iOS, essas animações acontecem quando é enviado um anexo e também mensagens de texto. O texto que você digita se transforma suavemente no balão de mensagem conforme voa para a conversa.

E mais

O Telegram também adicionou um novo visual mais transparente com efeito degradê nos ícones para iOS, lembretes sobre informações de login que podem ajudar o usuário a manter seus dados atualizados, como número de telefone por exemplo, além da Verificação em Duas Etapas, quando forem alteradas.

Novo ícones para iOS. (Imagem: Reprodução / Telegram)
Novo ícones para iOS. (Imagem: Reprodução / Telegram)

Também foi adicionado um novo menu para bots que torna mais fácil a busca e comunicação com esses robôs, inclusive que facilita o trabalho dos desenvolvedores ao criar comandos que se alteram com base no idioma da interface do usuário e tipo de chat.

Por fim, agora é possível importar stickers por meio do @stickers que pode te ajudar a criar pacotes de figurinhas e também saber o que os outros usuários estão utilizando. Além disso, há novos emojis animados para serem utilizados em suas conversas.

Via, Via 2