O WhatsApp é o mensageiro mais popular no Brasil, disso todos sabemos. Mas devido à problemas recorrentes de estabilidade do app, e até mesmo devido a intensificação de segurança, muitos internautas brasileiros estão preferindo usar o Telegram. Desenvolvido por russos, esse app é um ótimo mensageiro e tem recursos fantásticos, vários bem melhores do que o WhatsApp. Nesse artigo você pode aprender como fazer stickers para o Telegram.

Como participar de grupos de trocas de figurinhas no WhatsApp 

Eu instalei o app a pedido de uma amiga que preferia conversar por este meio, e me surpreendi quando vi a quantidade de contatos meus que estavam por lá. Então, se você ainda não usou o Telegram, baixe o app no seu Android ou iOS, e provavelmente também se surpreenderá com a quantidade de amigos que estão por lá.

Mas voltando para o nosso tema principal, se você gosta de stickers, que são os adesivos de fundo transparente, novidade do WhatsApp neste ano, saiba que o recurso existe há tempos no Telegram. Lançado ainda há bastante tempo, as figurinhas tem um bom suporte do app. Inclusive, a equipe que desenvolve o Telegram lançou um bot que faz as figurinhas para você. Bem melhor do que no WhatsApp, não é mesmo?

As figurinhas são ótimas para sua comunicação do dia a dia, pois com elas você poderá se expressar de uma forma única e irreverente. No Telegram, você pode baixar pacs de figurinhas ou criar seus próprios stickers personalizados. E a diferença do WhatsApp é que você não precisa necessariamente de um dispositivo Android para criar figurinhas. Você pode criar figurinhas através de um iPhone ou iPad, PC Windows, Mac... Enfim, de praticamente todo e qualquer dispositivo.

Como fazer stickers personalizados para o Telegram?

Você vai precisar de imagens no formato PNG, com fundo transparente. Para isso, existem vários apps disponíveis para Android e iOS. Mas o próprio Telegram recomenda que você faça isso através de um PC, e para isso você pode usar o Photoshop ou um software alternativo grátis.

Outro detalhe importante é o tamanho das imagens: Elas não podem ser maiores do que 512 x 512 pixels. Você pode criar um único sticker ou um pacote com quantos quiser, diferentes também do WhatsApp.

É recomendado utilizar a versão web do Telegram para enviar as imagens. Você pode fazer isso pelo celular, através de um navegador como o Google Chrome Mobile ou Safari, ou pelo seu computador.

Passo 1: Acesse a página  https://web.telegram.org/ e faça login com sua conta;

Passo 2: Após logado, inicie uma conversa com o perfil @stickers e utilize um dos comandos abaixo:

  • /newstickerpack - Criar um pacote de stickers;
  • /addsticker - Adicionar um novo sticker a um pacote existente;

Após digitar o comando, pressione Enter. O Stickers Bot vai perguntar qual o nome do seu novo pacote de figurinhas. Digite o nome e pressione Enter;

Passo 3: Agora, escolha as imagens que você deseja transformar em stickers e envie no símbolo imagem, abaixo da caixa de diálogo;

 

Passo 4: Após isso, você deve indicar um emoji correspondente ao primeiro adesivo que você enviou. Você pode usar mais de um, mas o bot recomenda que você use no máximo dois por sticker. Ao concluir o envio, envie o comando /publish;

Passo 5: Agora, repita o procedimento quantas vezes for necessário até que todos os adesivos do seu pacote tenham sido enviados. Após, informe um nome curto que será adicionado à URL do seu pacote de stickers. Ao terminar, digite o comando /publish e pressione a tecla Enter para enviá-lo.

Passo 6: Pronto. Agora, basta acessar o link, e se quiser, poderá adicionar mais stickers. Uma nova janela será aberta, clique em "Adicionar Stickers" para que eles sejam incluídos em sua biblioteca;

Passo 7. Você já pode compartilhar seus stickers com seus amigos no Telegram. Para isso, basta clicar no símbolo emoji, e do lado direito (adesivos) seus stickers personalizados aparecerão para compartilhar.


 

Adicionando mais stickers a um pacote

Passo 1. Para adicionar um ou mais stickers a um pacote existente, envie o comando /addsticker e pressione Enter; Após, escolha o pacote de stickers que você deseja enviar esta nova figurinha;

1

Passo 2. Envie a imagem em PNG e escolha o emoji que ele vai representar; Pronto, o sticker está adicionado. Para adicionar outro sticker a esse mesmo pacote, envie o seu próximo sticker em PNG e depois envie o comando /done.

2

Reordenando seus stickers

Passo 1. Para alterar a ordem de exibição dos stickers no pacote, use o comando /ordersticker e pressione Enter. Escolha o pacote de sticker que você quer ordenar e depois, escolha o sticker que deseja mover;

1
1

Passo 2. Agora, digite o número da posição que ele deve ficar no pacote, ou se for apenas dois sticker, como no meu caso, digite qual dos stickers ficará do lado esquerdo. 

2

Como excluir stickers personalizados do Telegram

Excluir um ou mais stickers

Passo 1. Use o comando /delsticker e pressione Enter. Após, selecione o pacote aonde está o sticker que você deseja excluir. Então, selecione qual dos stickers do pacote você quer deletar e clique nele;

1

Passo 2. O boot confirmará a exclusão do sticker de seu pacote.

2

Excluir um pacote de stickers

  1. Use o comando /delpack e pressione Enter;
  2. Envie o nome do pacote que você quer excluir;
  3. Confirme digitando a frase Sim, eu tenho certeza.
  4. O boot confirmará a exclusão do pacote.
3

Agora que você sabe tudo de stickers personalizados no Telegram, compartilhe esse post com seus amigos para que eles também possam aprender.