Recentemente, a Anatel decidiu permitir que as operadoras de telefonia móvel bloqueiem celulares que estejam sempre em roaming, ou seja, conectados a outras redes por mais de 90 dias seguidos. Isso significa que se você estiver viajando ou fora da sua área por muito tempo, seu celular pode ser bloqueado pelas operadoras. Além do bloqueio, as operadoras podem até cobrar uma multa.

Operadoras agora podem bloquear celulares em roaming permanente

A Anatel tomou essa decisão como uma forma de "retribuição" pela compra da Oi Móvel que aconteceu alguns anos atrás. Eles pensaram que isso poderia ser uma forma justa de equilibrar as coisas. Na prática, se você estiver sempre usando o celular em uma área que não é coberta pela sua operadora, por mais de 90 dias, essas operadoras podem bloquear seu celular. Isso pode acontecer se você viajar muito ou se mudar para uma área onde sua operadora não tem cobertura.

A decisão, porém, não foi bem recebida pela Associação Neo, que representa as operadoras menores. Eles acham que essa medida pode causar muitos problemas para os usuários de celulares em todo o país e pode atrapalhar o funcionamento de alguns serviços importantes, como rastreamento de veículos e dispositivos de IoT (Internet das Coisas), que dependem de conexões constantes.

Além disso, se as operadoras não conseguirem bloquear o celular, podem até cobrar uma multa de R$ 100. De acordo com alguns relatos, isso já está acontecendo com a Vivo, e em breve, outras operadoras como Claro e TIM podem fazer o mesmo.

É importante lembrar que essa decisão não é definitiva e ainda está sendo discutida. A Anatel vai considerar os argumentos das operadoras menores antes de chegar a uma conclusão final.