Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, acontece em São Paulo o tão aguardado Futurecom 2025. O evento, que chega à sua 30ª edição, vai reunir mais de 30 mil profissionais do setor, mais de 300 marcas expositoras e painéis que vão discutir o presente e o futuro da conectividade, cibersegurança, inteligência artificial, computação quântica, cidades inteligentes e muito mais.
Realizado no São Paulo Expo, o Futurecom se consolidou como o maior evento de tecnologia, inovação e telecomunicações da América Latina. Além da área de exposição, a ocasião conta também com discussões de alto nível com executivos de grandes empresas como Dell, Meta, Deutsche Telekom, Bayer, Bradesco, Natura e Siemens, além da participação de órgãos como o Ministério das Comunicações e a Anatel.
O que é o Futurecom e por que ele é importante
Criado em 1991, o Futurecom nasceu como um seminário focado em telecomunicações, ainda em meio à transição da tecnologia analógica para a digital. Desde então, a organização do evento evoluiu até se tornar um hub internacional de inovação que conecta profissionais, empresas e governos. Hoje, o evento é referência em debates sobre transformação digital, cibersegurança, conectividade 5G e 6G.
Ao longo de três décadas, o Futurecom foi palco da apresentação de várias novidades do mundo tecnológico, bem como tendências que moldaram o mercado e continua sendo uma vitrine para o que vem pela frente. Em 2025, a expectativa é grande para diversas novidades, inclusive o futuro 6G.
O que esperar da edição 2025
A edição deste ano tem como tema central "Criar. Expandir. Transformar. Os ecossistemas de conectividade e a realidade digital da sociedade.". O conteúdo será dividido em arenas, como:
- Future Congress: espaço independente para debates sobre o impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade.
- Future Cyber: voltado para segurança digital, inspirado em referências como a Black Hat de Las Vegas.
- Future Gov: dedicado à cidadania digital, governança e smart cities.
- Future Talks e ISP Next Level: palcos abertos para discutir demandas do mercado e o futuro dos provedores de serviços.
Além disso, os Meetups vão aproximar empresas e profissionais em segmentos como governo, logística, agro e energia.
Um dos principais temas da edição de 2025 é também a cibersegurança, especialmente por que estamos às vésperas da COP30, que será realizada em Belém do Pará.
Quem são os palestrantes?

O Futurecom 2025 contará com nomes de peso e temas que estão no centro das transformações globais:
- Ronaldo Lemos, especialista em tecnologia e coautor do Marco Civil da Internet, vai falar sobre a "nova corrida global pela relevância tecnológica".
- Rubens Barrichello, ex-piloto de Fórmula 1, participa com a palestra "Tomada de decisões baseada em dados: da telemetria à inteligência empresarial".
- O IEEE, entidade global com mais de 486 mil engenheiros associados, terá painéis sobre IA, IoT, blockchain, mobilidade urbana, energia limpa e prevenção de desastres ambientais.
- Discussões sobre computação quântica, celebrando os 100 anos da Mecânica Quântica, também estarão na programação.
Entre os executivos confirmados, estão:
- Carlos Baigorri (presidente da Anatel)
- Luiz Alexandre Garcia (Algar Telecom)
- Felipe Campos (CEO da VTal)
- representantes de gigantes como Siemens, Dell, NEC e Bayer
Data e local do evento
📍 Evento: Futurecom 2025
📅 Data: 30 de setembro a 2 de outubro de 2025
📌 Local: São Paulo Expo
🚩 Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Vila Água Funda, São Paulo (SP)
Para mais informações, acesse o site oficial do evento.
O Futurecom é pago?
Sim, o evento é pago e o valor do ingresso varia de acordo com o lote. Atualmente estamos no Lote 03 com valores a partir de R$ 650 para os três dias de evento.
Qual o dress code do evento?
Por se tratar de uma feira de negócios para profissionais do setor, não será permitida a entrada de pessoas trajando chinelo, regata e/ou bermuda.
Qual a idade mínima para entrar no evento?
Proibida a entrada de menores de 18 anos, a menos que estejam acompanhados dos pais ou responsável, mediante a preenchimento do termo de autorização na entrada do evento.