Um aspirador robô por si só já facilita a vida e economiza seu tempo gasto com a limpeza da casa, mas fica ainda melhor quando há o recurso de mapeamento dos cômodos. Com esta funcionalidade, é possível não só obter uma precisão maior na limpeza, mas tambem selecionar quais salas que você quer aspirar ou passar pano, além de ordenar quais delas serão limpas primeiro. Após pesquisar diversos modelos, analisando recursos e opiniões de usuários, cheguei no robô aspirador chamado "ABIR X8".

Como é a estrutura do ABIR X8?

Análise do robô aspirador que mapeia cômodos ABRIR X8. Fonte: Vitor Valeri
Análise do robô aspirador que mapeia cômodos ABIR X8. Fonte: Vitor Valeri

Com uma altura de cerca de 11cm, considero ABIR X8 fino, permitindo a passagem por debaixo de diversos móveis. Após utilizar este robô aspirador por dois anos, posso dizer que sua altura é ideal para passar por debaixo da maioria das camas, incluindo as camas box, além de sofás e poltronas que são elevados com pés que possuem uma altura de aproximadamente 12cm ou superior.

É possível retirar algumas peças do robô para limpeza. Quando eu limpo, sempre utilizo uma escova de dentes velha, para tirar a poeira dos cantos do reservatório de sujeira, e uma flanela para passar no corpo dele, tirando a poeira acumulada no topo, nas laterais e embaixo.

Há uma peça amarela com uma espécie de rodo que merece a atenção na hora de limpá-la. Você não deve em hipótese alguma passar álcool ou qualquer outro produto químico que possa ressecar sua borracha, pois isso irá afetar o desempenho da limpeza do robô. Felizmente, se algo acontecer com ela, basta entrar em contato com a loja oficial da ABIR no AliExpress para comprar uma nova específica para o modelo X8.

Visão da parte debaixo do robô aspirador ABRIR X8. Fonte: Vitor Valeri
Visão da parte debaixo do robô aspirador ABIR X8. Fonte: Vitor Valeri

A sucção de poeira do ABIR X8 é boa?

A eficiência da sucção de poeira do ABIR X8 pode variar consideravelmente devido à influência de diversos fatores. Isso inclui a potência do fluxo de aspiração, a frequência que é feita a limpeza e os tipos de sujeira que estão no chão.

A potência do fluxo de sucção (aspiração) é dividida em "silencioso", "padrão" e "turbo" no aplicativo "Tuya Smart", utlizado para controlar o ABIR X8. O melhor deles para o meu uso acabou sendo a "padrão", pois o ruído gerado pelo robô não fica tão alto, além de apresentar um bom resultado na limpeza das salas.

Modos de potência de sucção (aspiração) do robô aspirador ABRIR X8. Fonte: ABRIR
Modos de potência de sucção (aspiração) do robô aspirador ABIR X8. Fonte: ABIR

A ABIR declara que o X8 possui uma potência de sucção máxima de 6500 PA, mas esta capacidade só é atingida no "modo turbo" nas opções de aspiração disponíveis no app do robô. De acordo com o site da tw-motor (teamwork global group), PA quer dizer pascals e indica o grau de vácuo máximo atingido pelo aspirador.

O problema é que esse esse poder de sucção pode variar de acordo com o nível de obstrução causado pela sujeira que está no chão. Segundo o "tw-motor", quanto maior for a força da sucção, melhor será a limpeza, mas ao selecionar "modo turbo", a altura do barulho me incomodou, então passei a utilizar o "modo padrão", que possui 4500 PA.

Opções de configurações do aplicativo Tuya Smart, utilizado para controlar o robô aspirador ABRIR X8. Fonte: Vitor Valeri
Opções de configurações do aplicativo "Tuya Smart", utilizado para controlar o robô aspirador ABIR X8. Fonte: Vitor Valeri

No meu caso, não é raro haver sujeiras com volume maior no piso da casa, incluindo papeis, sacos plásticos, restos de embalagens de produtos, entre outros. Isso foi o que realmente mais atrapalhou a realização da limpeza, pois nestes casos, o robô aspirador literalmente parava a limpeza e acusava no aplicativo que havia algo obstruindo seus mecanismos.

Houve outros cenários em que esse aviso de parada do robô foi acionado durante a limpeza de minha casa. Geralmente a causa disso eram linhas soltas de poltronas e camas box, além da corda de regulagem das cortinas.

Em resumo, a aspiração do ABIR X8 no "modo padrão" de potência de sucção entregou um resultado melhor do que uma pessoa varrer utilizando vassoura e pá. Porém, é importante lembrar que isso só foi obtido limpando pelo menos uma vez por semana, podendo ser ainda melhor fazendo de 3 em 3 dias, dependendo do nível de sujeira.

Dicas para melhorar a eficiência da limpeza do robô aspirador ABIR X8

Após realizar a limpeza diversas vezes, percebi que o ABIR X8 melhorava cada vez mais seus movimentos ao passar pelos cômodos que selecionei para ele passar na casa. Entretanto, percebi que algumas coisas precisavam ser feitas para que o processo fluísse melhor.

A primeira delas é ABIR as portas e passar um pano entre a porta e a parede, pois o robô não irá conseguir passar pelo vão. Isso vale também para cantos apertados entre os móveis e as paredes, jogando sempre a poeira para a área onde o ABIR X8 irá passar.

Há casos em que os móveis possuem os pés muito próximos ou tem um móvel do lado do outro. Nesta situação, eu preferi tirar eles do lugar e colocá-los em uma área onde o robô não irá passar ou passará em outro momento. É o caso de cadeiras e mesas muito pequenas, que são utilizadas para colocar enfeites.

Ao encontrar um degrau de aproximadamente 2cm de altura, o robô pode ter problemas para transpassá-lo. Para resolver isso, coloquei um tapete na parte mais baixa, criando um degrau para facilitar a passagem do robô.

Algumas vezes, percebi que o robô subia em cima do pé de mesas que apoiavam no chão através de barras compridas. Para evitar que isso aconteça, é importante limpar com cotonete e álcool o sensor que fica na lateral dele.

Sensor na lateral do robô aspirador ABIR X8. Fonte: Vitor Valeri
Sensor na lateral do robô aspirador ABIR X8. Fonte: Vitor Valeri

Qual é a área máxima que o ABIR X8 é capaz de limpar?

De acordo com a ABIR, o X8 é capaz de limpar uma área total de 200m² com uma única carga. No meu caso, ele foi capaz de aspirar 150m² sem maiores problemas, sobrando em torno de 20%-30%para realizar a limpeza de mais salas.

Quais são os recursos para limpeza presentes no ABIR X8?

Embora a ABIR diga que há "15 tipos de modos de limpeza", os que mais utilizei foram o de seleção de cômodos e o de delimitação de áreas específicas dentro de uma sala para limpar alguma sujeira que surgiu devido a algum acidente.

Selecionando cômodos específicos (salas que não estão em cinza) no aplicativo Tuya Smart, utilizado para controlar o robô aspirador ABRIR X8. Fonte: Vitor Valeri
Selecionando cômodos específicos (salas que não estão em cinza) no aplicativo Tuya Smart. Fonte: Vitor Valeri
Delimitando uma área específica na sala para o robô aspirador ABRIR X8 limpar. Fonte: Vitor Valeri
Delimitando uma área específica na sala para o robô aspirador ABIR X8 limpar. Fonte: Vitor Valeri

O ABIR X8 passa pano bem?

Devido ao fato de haver manchas no chão difíceis de tirar, preferi não utilizar o recurso de passar pano do ABIR X8, optando por limpar utilizando o tradicional método de passar pano utilizando um rodo.

Como é a troca de peças?

É possível trocar com facilidade as peças que normalmente se desgastam, incluindo o filtro HEPA e as escovas laterais. Com isso, dificilmente você precisará descartar o robô, podendo tê-lo por vários anos.

Filtro HEPA do robô aspirador ABRIR X8. Fonte: Vitor Valeri
Filtro HEPA do robô aspirador ABIR X8. Fonte: Vitor Valeri

Caso não ache o item a venda, basta enviar uma mensagem para a loja oficial da ABIR no AliExpress. Consegui comprar sem problemas desta forma.

Conclusão

O robô ABIR X8 possui um excelente desempenho pelo que custa, além de possuir recursos interessantes que facilitam muito a limpeza na casa, trazendo uma experiência transformadora para alguém que leva horas para limpar a residência. Realizando limpezas regulares como, por exemplo, uma vez a cada semana, é possível manter o chão extremamente limpo, a ponto de quase não aparecer sujeira ao passar o pano úmido no piso.

Caso queira comprá-lo, ele está à venda por cerca de R$ 1400 na loja oficial da ABIR no AliExpress. Ele é vendido dentro do Brasil com frete grátis, ou seja, você não precisa se preocupar com impostos.