Com o lançamento da Sony a9 III, houve uma grande inovação. Trata-se da primeira câmera a utilizar um obturador global ("global shutter"). A nova câmera mirrorless (sem espelho) da Sony é a 1ª a utilizar um obturador global full frame. Segundo a fabricante japonesa, a a 9 III é ideal para trabalhar com esportes, vida selvagem, fotojornalismo e mais.

Sony a9 III: aprimeira câmera a utilizar um obturador global

Novo obturador global (global shutter) de câmera mirrorless full frame a9 III da Sony traz grandes mudanças. Fonte: Sony
Novo obturador global ("global shutter") de câmera mirrorless full frame a9 III da Sony traz grandes mudanças. Fonte: Sony

Lee Morris, do site Fstoppers, relata que ao utilizar um obturador global, haverá um salto de desempenho na tecnologia de obturadores que se utiliza há décadas. Ele proporcionará uma leitura praticamente instantânea e simultânea de todos os 24,6 MP, eliminando distorções e outros artefatos. Lee diz que a nova tecnologia supera por uma boa margem os obturadores mecânicos.

Segundo o relatório publicado, os "obturadores globais ajudam a garantir uma exposição consistente e uniforme em todo o quadro em todas as condições de iluminação. A sincronização do flash é possível em qualquer velocidade do obturador, até mesmo no máximo de 1/80.000 segundos. A leitura simultânea também evita faixas de certas fontes de luz, como iluminação fluorescente".

Seja na academia, em um ambiente externo ou em locais com luz artificial, a a9 III da Sony consegue lidar facilmente com a variação de luminosidade.

Atualizações devem melhorar ainda mais a Sony A9 III

Espera-se que a Sony corrija alguns problemas através de uma atualização de firmware da a9 III. São eles:

  • Capacidade de fotografar continuamente a até 120 FPS ao usar a velocidade máxima do obturador de 1/80.000 segundo.
  • Aprimoramentos de fluxo de trabalho para metadados IPTC e funções FTP.
  • Adição da tecnologia C2PA da Content Authenticity Initiative.