A Yamaha revelou um protótipo de moto que permite ao veículo não caia mesmo em velocidades extremamente baixas. A tecnologia desenvolvida pela fabricante japonesa de motocicletas deverá ajudar a diminuir o número de acidentes com motos. Chamado de Advanced Motorcycle Stabilization Assist System (AMSAS), o sistema pode ser implementado em motos já lançadas sem modificação no quadro ou nos componentes principais.

Tecnologia da Yamaha impede moto de cair em velocidades baixas

Moto da Yamaha com tecnologia que impede motociclista de cair em baixa velocidade. Fonte: Yamaha
Moto da Yamaha com tecnologia que impede motociclista de cair em baixa velocidade. Fonte: Yamaha

Para demonstrar a tecnologia, foi utilizada uma Yamaha YZF-R25, que é alimentada por 250cc DOHC inline-twin com um cilindro offset. O que diferencia para o modelo de produção é a 6-axis Inertial Measurement Unit (IMU) que trabalha em conjunto com atuadores de direção.

O líder do projeto, Akitoshi Suzuki, diz:

Ao iniciar ou parar, o atuador de direção instalado na roda dianteira ajuda na estabilidade e, a partir daí, até cerca de 3 mph, o atuador de direção conectado ao guidão assume o controle.

Moto Yamaha YZF-R25 com tecnologia Advanced Motorcycle Stabilization Assist System (AMSAS). Fonte: Yamaha
Moto Yamaha YZF-R25 com tecnologia Advanced Motorcycle Stabilization Assist System (AMSAS). Fonte: Yamaha

Segundo Akitoshi, a moto "pode se mover em velocidades de caminhada sem cair, independentemente do nível de habilidade do ciclista."

Há um motor na dianteira da moto que permite que a moto fique equilibrada mesmo quando está parada. De acordo com a Yamaha, seu sistema funciona "utilizando a dinâmica de um pêndulo invertido, como equilibrar uma vassoura de cabeça para baixo na palma da mão". Com a ajuda de atuadores adicionais no guidão, são realizadas correções finas para manter a moto em pé, semelhante à quando alguém mantem uma bicicleta em pé sem pedalar.

Desenvolvimento da tecnologia

A tecnologia Advanced Motorcycle Stabilization Assist System (AMSAS) foi desenvolvida utilizando conceitos que a Yamaha já tinha como, por exemplo, o Motobot (2015) e o MOTOROiD (2017). O primeiro era um robô autônomo de moto e o último um protótipo de moto que utilizava IA e tecnologia de autoequilíbrio. Akitoshi diz:

A Pesquisa e o Desenvolvimento da tecnologia AMSAS começou com a ideia de trazer as tecnologias e o know-how adquiridos com o desenvolvimento desses dois modelos.

O objetivo da Yamaha é acabar com acidentes fatais com motos até 2050. Para isso, a empresa estra trabalhando em novas tecnologias para prever obstáculos e auxiliar em manobras defensivas ou evasivas. Akitoshi fala que a companhia está somente na metade do caminho com o AMSAS e os próximos passos consistem em miniaturizar os componentes antes de entrar no estágio de produção em massa. A empresa revela que tem a intenção de levar a tecnologia AMSAS para outros tipos de veículos, além das motos.