Normalmente a Kawasaki costuma apresentar alguns de seus projetos em eventos de motocicletas como o EICMA (Milan Motorcycle Shows), porém neste ano não houve a chance para que isto ocorresse devido a pandemia de Coronavírus. Entretanto, isto não impediu a desenvolvedora japonesa de motos de mostrar o que está preparando para os seus veículos futuramente. Dentre as novidades apresentadas, a companhia demonstrou motos equipadas com IA e motores híbridos.

Através de um vídeo de demonstração, a Kawasaki demonstrou quais as possíveis aplicações para um motor híbrido. Na apresentação foi mostrado como seria a utilização de uma motocicleta com motor híbrido que possui uma parte movimentada por gasolina e outra via eletricidade. A proposta da empresa é utilizar este mecanismo para o piloto utilizar a estrutura elétrica na cidade e combustíveis fosseis na estrada, podendo também serem utilizadas ao mesmo tempo.

No caso de utilização simultânea, seria no caso de trechos de estradas com muitas curvas, onde um motor híbrido ajudaria a economizar gasolina nas curvas e no ganho inicial de velocidade. Como você pode notar abaixo, o vídeo termina com a gravação de um protótipo funcionando primeiro com energia elétrica e depois mudando para o motor a gasolina.

As baterias ainda estão sendo desenvolvidas, mas de acordo com a Kawasaki, a tecnologia utilizada nos veículos de transporte público japoneses está utilizando uma solução interessante chamada de "Gigacell nickel-metal hydride". Segundo a empresa, a tecnologia de moto hibrida ainda está em seu estágio inicial e não se espera que haja a comercialização dos veículos em um futuro próximo.

Kawasaki irá utilizar IA (inteligência artificial) em conjunto com assistentes de voz virtuais

Foi demonstrado também o desenvolvimento contínuo da Kawasaki em inteligência artificial (IA), onde há o suporte de assistentes de voz virtuais como a Siri, Alexa e Google Assistente. A empresa está desenvolvendo um sistema que responde através de comandos de voz utilizando um microfone acoplado ao capacete. Através deste sistema, seria possível, por exemplo, obter informações sobre o quantos quilômetros restam até precisar abastecer a moto novamente ou pesquisar sobre o clima ou tráfego local. Segundo a Kawasaki, a tecnologia já está em testes feitos por pilotos selecionados no Japão e você pode conferir um pouco sobre como irá funcionar através do vídeo abaixo.

Vídeo incorporado do YouTube

O que achou das novidades que estão sendo desenvolvidas pela Kawasaki? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!