A Adobe anunciou que está oferecendo imagens criadas através de seu sistema de inteligência artificial (IA). Segundo o site Axios, o serviço revelado pela empresa desenvolvedora de aplicativos de edição de imagem tem como objetivo criar artes semelhantes às de IAs como a Dall-E e a Stable Diffusion.

Embora haja um movimento afirmando que as ferramentas de criação de imagens que utilizam IA sejam uma ameaça ao trabalho de profissionais de edição de conteúdo, a Adobe decidiu entrar neste mercado. Durante sua conferência em outubro, a empresa explicou sobre a importância que há na IA generativa para o futuro da geração de conteúdo, afirmando que a inteligência artificial pode ser um complemento ao invés de substituir os artistas.

Adobe venderá imagens feitas por IA

Serviço de geração de imagens com IA é lançado pela Adobe. Fonte: diyphotography
Serviço de geração de imagens com IA é lançado pela Adobe. Fonte: diyphotography

Segundo a Adobe, seu novo serviço de imagens geradas através de IA (inteligência artificial) já está aceitando imagens enviadas por artistas. Entretanto, a plataforma exige que os arquivos contenham uma marca que comprova que foi utilizado um sistema de inteligência artificial. A diretora sênior da Adobe, Sarah Casillas, explica sobre o novo sistema dizendo:

Ficamos agradavelmente surpresos. Ele atende aos nossos padrões de qualidade e tem um bom desempenho.

Plataformas de imagens estão recusando arquivos editados com IA

A Getty Images está recusando postagens de imagens editadas com inteligência artificial (IA). Em setembro, a empresa disse que não aceitaria esse tipo de "contribuição" em sua plataforma.