Durante o evento SIGGRAPH 2022, realizado nesta terça-feira (9), a NVIDIA apresentou diversas novidades voltadas para o desenvolvimento de metaversos através de sua plataforma Omniverse. Além disso, a empresa anunciou também novas ferramentas inteligentes que poderão ser úteis para serem implantadas e desenvolvidas em assistentes virtuais por meio da linguagem aberta Universe Scene Description (USD).

Um dos destaques da apresentação ficou por conta do Avatar Cloud Engine (ACE), que consiste em um pacote de modelos e serviços de Inteligência Artificial que poderão ser usados por empresas e cientistas na criação de humanos realistas. De acordo com Jensen Huang, CEO e fundador da NVIDIA, a ferramenta tem um potencial computacional gigantesco que permitirá a resposta e interação de forma inteligente, suportando vários idiomas.

Em uma longa jornada de décadas, nosso setor vem ensinando os computadores a se comunicarem e realizarem tarefas complexas com uma facilidade que os humanos subestimam. O NVIDIA ACE traz isso ao alcance. Ele combina muitas de nossas tecnologias mais sofisticadas, permitindo que os desenvolvedores criem assistentes e avatares que estão a caminho para passar no teste de Turing, a avaliação definitiva sobre a IA demonstrar um comportamento indistinguível de um humano."

Jensen Huang
Fundador e CEO da NVIDIA

Novas aplicações e frameworks

As novas ferramentas ampliam o Omniverse, plataforma da NVIDIA que permite criar metaversos (Crédito: Nvidia/Reprodução)
As novas ferramentas ampliam o Omniverse, plataforma da NVIDIA que permite criar metaversos (Crédito: Nvidia/Reprodução)
  • Omniverse Audio2Face — uma ferramenta de IA que pode criar animações
    faciais diretamente de um arquivo de áudio. Introduz um grande salto na animação orientada por IA com a nova capacidade de inferir e gerar emoções realistas e animar todos os recursos faciais.
  • Omniverse Machinima — um aplicativo para criar efeitos cinematográficos e filmes animados em 3D com facilidade. Lança centenas de novos recursos 3D gratuitos dos jogos Post Scriptum, Beyond the Wire e Shadow Warrior 3, além de um conjunto de novas ferramentas de animação de IA como Audio2Gesture - uma IA que gera braço realista e movimento do corpo a partir de um arquivo de áudio.
  • Omniverse DeepSearch — agora disponível para clientes do Omniverse Enterprise, o DeepSearch ajuda as equipes a usar a IA para pesquisar de modo intuitivo e preciso bancos de dados enormes de visuais não registrados de elementos artísticos 3D usando linguagem natural, como "barril enferrujado vermelho". O DeepSearch é uma ferramenta revolucionária para desenvolvedores de games ou estúdios de efeitos visuais que têm centenas de milhares de elementos artísticos não registrados que eles não conseguem pesquisar.

Conectores USD

Através dos novos conectores USD, a NVIDIA promete atender a arquitetura, engenharia, manufatura, computação científica, robótica e digital twins industriais
Através dos novos conectores USD, a NVIDIA promete atender a arquitetura, engenharia, manufatura, computação científica, robótica e digital twins industriais (Crédito: Nvidia/Reprodução)

A NVIDIA também anunciou uma ampla iniciativa para desenvolver a USD para se tornar uma base do metaverso aberto e da internet 3D. Trabalhando com o criador da USD, a Pixar, bem como com a Adobe, Autodesk, Siemens e uma série de outras empresas líderes, a NVIDIA fará um roteiro de vários anos para expandir os recursos da USD para além dos efeitos visuais, permitindo que ela ofereça melhor suporte a aplicações de metaverso industriais em arquitetura, engenharia, manufatura, computação científica, robótica e digital twins industriais.

Ficamos muito orgulhosos de lançar mais novidades nessa plataforma colaborativa que concede uma ampla variedade de ferramentas de criação de conteúdo. O metaverso será a base de muitos setores nos próximos anos e essa novidade demonstra isso ainda mais."

Marcio Aguiar
Diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina

Simulação de humanos realistas

A NVIDIA está implementando novas técnicas para a simulação de humanos realistas que podem interagir através de áudio e outras ações (Crédito: Nvidia/Reprodução)
A NVIDIA está implementando novas técnicas para a simulação de humanos realistas que podem interagir através de áudio e outras ações (Crédito: Nvidia/Reprodução)

Por fim, a NVIDIA anunciou um pacote de modelos e serviços de Inteligência Artificial (IA) nativos do cloud que facilita a criação e a personalização de assistentes virtuais e humanos digitais realistas. Ao trazer esses modelos e serviços para o cloud, o ACE permite que empresas de qualquer tamanho acessem instantaneamente a enorme potência computacional necessária para criar e implantar assistentes e avatares que entendem vários idiomas, respondem a sugestões de fala, interagem com o ambiente e fazem recomendações inteligentes.

O ACE foi desenvolvido com base no Unified Compute Framework da NVIDIA, que oferece acesso às avançadas ferramentas de software e APIs necessárias para aproveitar a ampla variedade de habilidades essenciais para avatares altamente realistas e totalmente interativos.

Os assistentes e os avatares que o ACE habilitam vão transformar as interações em games, entretenimento, setor bancário, transportes e hospedagem.