A Indonésia bloqueou Steam, Epic Games, PayPal e diversas outras plataformas de serviços na internet recentemente. Isso ocorreu devido ao não cumprimento das novas regras no país sobre a divulgação de dados de usuários. De acordo com o ministério de comunicação da Indonésia, o Kominfo, os serviços foram bloqueados por não seguirem o novo conjunto de regras de licenciamento.

No início de julho, o governo da Indonésia solicitou que as empresas de tecnologia cumprissem com as novas regras de licenciamento até o dia 20 do mesmo mês. Embora empresas como Amazon, Facebook e Google tenham cumprido rapidamente as exigências, diversas companhias não fizeram o mesmo. Ainda não se sabe o motivo pelo qual não houve a mudança de política por parte da Steam, Epic Games, PayPal, entre outras.

PayPal foi temporariamente desbloqueado

Para permitir que os usuários residentes na Indonésia pudessem retirar seu dinheiro do PayPal, o governo desbloqueou a plataforma por cinco dias. Entretanto, infelizmente ainda não se sabe o destino de empresas como Steam, Epic Games, Battle Net, Ubisoft, Origin, Nintendo e Yahoo. Nenhuma destas, entre outras, se posicionou ainda com relação ao assunto.

As novas regras impostas pelo Kominfo, ministério de comunicação da Indonésia, dizem que as autoridades têm agora o poder de obrigar as plataformas a divulgar determinados dados de seus usuários, além de fazer com que as empresas removam todo o conteúdo considerado ilegal. Isso tudo deverá ainda ser feito em apenas 4 horas.

Fonte: PCGamer