O Windows 11 lançou já faz alguns meses, e existe uma relutância real dos usuários de atualizar para este novo OS. Os motivos são vários - citarei alguns de cabeça:

  • As novas funções do Windows 11 não são atrativas o suficiente para justificar uma atualização;
  • O Windows 10 funciona bem e vai continuar recebendo atualizações e suporte até 2025 (se não está quebrado, para que consertar?);
  • Ninguém quer ser cobaia de testes de um sistema operacional novo, ainda mais depois do lançamento desastroso do Windows 10, em 2015.
  • Todo mundo já sabe como o Windows 10 funciona - e apesar do Windows 11 ser bem semelhante ao antecessor, ainda teremos de nos acostumarmos com uma "coisa nova".
  • Temos o esforço de formatar o computador e instalar o Windows, já que o sistema operacional apresenta bugs quando atualizamos do 10 pro 11 sem uma formatação limpa;
  • Existem funções do Windows 10 que não estão presentes no 11, como a de diminuir a grossura da barra de tarefas e arrastar arquivos entre janelas.

Apesar disso tudo, é certo que o Windows 11 vai se tornar cada vez melhor com o tempo, como já está acontecendo, através de atualizações. É provável que a Microsoft permaneça nesse OS até pelo menos 2028. Não posso falar pelos outros, mas a minha experiência com o Windows 11 tem sido bem positiva, e acredito que agora seja uma boa hora para começar a usar esse sistema operacional. Se tiver interesse, temos tutoriais extremamente completos ensinando passo-a-passo como criar um pendrive bootável e instalar o Windows 11.

Pesquisa de Hardware e Software da Steam: Fevereiro 2022

A empresa Steam coleta dados do hardware utilizado por seus usuários, publicando mensalmente as informações. Em fevereiro de 2022, vemos que cerca de 16,1% dos usuários da Steam utilizam o Windows 11, um crescimento de 2% referente a janeiro.

O número de usuários de Windows 10 cai. Créditos: Steam Survery
O número de usuários de Windows 10 cai. Créditos: Steam Survery

Parece pouco, considerando que 78,5% dos usuários utilizam Windows 10, mas se continuar nesse ritmo de crescimento de 2% ao mês, no começo de 2025 aproximadamente 80% dos usuários da Steam estarão utilizando o Windows 11 em suas máquinas.

A Microsoft aparentemente já previu essa resistência à adoção de seu novo sistema operacional, pois planeja largar o suporte do Windows 10 exatamente neste ano, em outubro de 2025.

.
Todas versões do Windows 10 e alguns outros programas da Microsoft perderão o suporte em 2025. Confira a lista completa aqui.

Outra informação interessante que podemos extrair desses dados é o percentual de pessoas saindo do Windows 10 e migrando para o… Windows 7? Sim! O antigo Windows 7 está crescendo em números de usuários! Ok, 0,37% de crescimento pode não parecer muito, mas esse número traduz para milhares de pessoas que estão migrando para um sistema operacional que foi lançado a mais de uma década e perdeu suporte em 2020. Curioso, não?

Se quiser conferir a pesquisa na íntegra, clique aqui.

E você, já está usando o Windows 11? Se sim, conte para nós a sua experiência abaixo!