É muito comum ter um telefone velho de reserva enfiado na gaveta, ou até mesmo um modelo tão velho, que nem vale mais a pena vender. Nesses casos, é possível dar para aquele smartphone antigo, uma outra utilidade. Estamos falando de converter o seu smartphone antigo em uma câmera de segurança. Em geral, essa é uma forma econômica de ficar de olho na sua casa quando você não está lá.

E acredite: fazer isso não é difícil. Na verdade, você pode começar a usar o telefone usado para manter a sua casa ainda mais segura, em apenas 3 passos. Abaixo, confira os detalhes de como realizar o procedimento.

Como transformar um celular antigo em uma câmera de segurança?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Abaixo, confira os 3 passos necessários para dar uma nova utilidade ao seu celular antigo.

Passo 1: Instale um aplicativo de câmera de segurança em seu telefone antigo

Para começar, você precisará escolher um aplicativo de câmera de segurança para o seu telefone. A maioria dos aplicativos oferece muitos dos mesmos recursos, como streaming local, streaming em nuvem, gravação e armazenamento de imagens local ou remotamente, e detecção e alertas de movimento.

Uma vez configurado, você pode monitorar o seu espaço de vida e controlar a sua câmera de segurança de qualquer lugar, diretamente do seu novo telefone. Uma das melhores opções de aplicativos para configurar o seu telefone como câmera de segurança é o Alfred.

Em geral, se trata de uma plataforma gratuita e oferece uma visão remota do seu feed ao vivo. Além disso, é possível configurar a detecção de movimento com alertas, armazenamento em nuvem gratuito, um feed de áudio bidirecional e uso das câmeras frontal e traseira.

Para desbloquear os recursos adicionais, como visualização e gravação de alta resolução, recursos de zoom, remoção de anúncios e armazenamento em nuvem de 30 dias, você pode atualizar para o Alfred Premium.

  1. Baixe Alfred (Android, iOS) no seu telefone antigo e novo ou em um tablet;
  2. No novo telefone, deslize pela introdução e toque em Iniciar;
  3. Feito isso, selecione "Visualizador" e toque em "Avançar";
  4. Depois de acessar a página de login, clique em Fazer login com o Google (é necessária uma conta do Google) e faça o login com as credenciais da sua conta do Google;
  5. Enquanto isso, no telefone antigo, repita as mesmas etapas, mas ao invés de selecionar "Visualizador", selecione "Câmera";
  6. Por fim, se certifique de fazer login na mesma conta do Google.

Uma vez que ambos os telefones estão ligados ao Alfred, você praticamente fez a configuração. Em suma, o app Alfred simplificou o processo de configuração de câmeras. No iOS, você só pode habilitar a detecção de movimento, escolher entre as câmeras frontal e traseira e ativar ou desativar o áudio.

Se você estiver usando um dispositivo Android, você tem essas opções e também pode ativar o foco contínuo. Ou ainda, você pode fazer com que Alfred reabra automaticamente se o telefone reinicializar, bem como é possível definir uma resolução e ativar um bloqueio de senha.

No seu novo telefone, você pode alterar mais algumas configurações, como por exemplo, como ativar ou desativar notificações. Além disso, pode ativar ou desligar uma câmera ou nome do espectador.

Ademais é possível adicionar outras pessoas ao seu Círculo de Confiança (conceder a outras pessoas acesso aos seus feeds de vídeo). Também há a possibilidade de definir a sensibilidade à detecção de movimento e ativar um filtro de baixa luz nas câmeras.

Passo 2: Escolha um lugar para a câmera de segurança do seu telefone

Depois de ter o fluxo funcionando, você precisará configurar e posicionar a câmera. Você pode querer que ele se concentre no ponto de entrada principal para sua casa, seu quintal, o lugar onde você armazena objetos de valor ou um ponto que você acha que pode ser particularmente vulnerável.

Ademais, você também pode configurar uma câmera IP como um monitor de bebê. Se você tem vários telefones antigos por aí, você pode configurar várias câmeras para uma cobertura de vídeo bastante ampla.

Passo 3: Coloque a sua câmera em um local estratégico, e perto da tomada

Para montar ou posicionar a câmera, um pequeno tripé de smartphone pode fazer maravilhas e ajudá-lo a posicionar a câmera em um lugar discreto. E se você quer ampliar o campo de visão, pode ser interessante comprar uma lente grande angular para o seu telefone.

O streaming de vídeo é muito intenso, e o telefone estará em 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para evitar que o telefone morra nas primeiras horas, você precisará colocá-lo perto de uma fonte de energia.

Pronto! Agora você pode usar o aplicativo de câmera de segurança em seu novo telefone para ver o feed da câmera do seu telefone antigo.