A Apple oferece muitas opções de acessibilidade para o iPhone. Assim, se o usuário está tendo dificuldade em enxergar as coisas, pode deixá-las maiores. Além disso, é possível deixar a tela mais ou menos brilhantes (ou até mesmo de forma diferente se você tiver uma forma de cegueira, ou enxaqueca). Também é possível contar com a Siri lendo e descrevendo tudo em sua tela para você.

Se você precisar de ajuda quando se trata de ouvir sons e vozes no seu iPhone, você pode ajustar a dinâmica de áudio, ler transcrições ou ter seu iPhone flash - uma luz brilhante quando você recebe uma chamada ou uma notificação. Talvez você prefira uma maneira diferente de controlar seu iPhone.

Você pode personalizar gestos de toque — ou até mesmo usar o recurso AssistiveTouch para usar toques individuais, onde os gestos de toque mais complicados podem ser necessários de outra forma. Você pode integrar periféricos para evitar ter que tocar muito no seu telefone. Ademais, você pode até usar comandos de voz.

Ou talvez você precise de outra solução de acessibilidade. Sendo assim, veja abaixo, como aproveitar ao máximo os recursos de acessibilidade do iPhone.

Menu de acessibilidade do iOS

Crédito: Divulgação/Canvas
Crédito: Divulgação/Canvas

Em geral, o menu de acessibilidade do iOS tem 4 categorias de opções de acessibilidade, que você pode encontrar indo em Configurações > Acessibilidade. Abaixo, confira as 4 categorias:

  • Visão: recursos que vão ajudá-lo a ver as coisas melhor ou que vão descrever o que está em sua tela;
  • Físico e Motor: recursos que podem ajudá-lo a controlar seu iPhone usando sua voz, interruptores externos ou movimentos físicos;
  • Audição: recursos que vão ajudá-lo a ouvir melhor o seu iPhone e/ou criar um auxílio visual para acompanhar sons;
  • Geral: uma categoria de catch-all de características diversas.

É aqui que você pode acessar e configurar cada recurso de acessibilidade. Algumas configurações de acessibilidade são simples. Outras são mais complexas, apresentando muitas opções e recursos adicionais.

Abaixo, confira uma visão geral introdutória de cada configuração de acessibilidade do iOS.

OPÇÕES DE ACESSIBILIDADE DA VISÃO

  • VoiceOver: Quando o VoiceOver estiver ativado, o telefone lerá em voz alta qualquer seleção de texto que você tocar na tela — e adicionar ou substituir novos gestos de toque por determinadas funções — abrindo um novo mundo de comandos através de toques e furtos de vários dedos. A tela de configuração VoiceOver também é onde você pode conectar e configurar um display em braille externo.
  • Zoom: Amplia toda a tela ou janelas separadas.
  • Display & Text Size: Permite ajustar o tamanho do texto, contornos de botões, brilho, cores e contraste, entre outras opções.
  • Movimento: Reduz os efeitos de animação/movimento na tela e/ou recursos de reprodução automática, como visualizações de vídeo e efeitos de mensagens em tela cheia.
  • Conteúdo falado: Permite que seu telefone fale palavras, letras e descrições de emojis — mesmo quando você digita. Você pode escolher vozes para diferentes idiomas e a taxa de fala. Você também pode adicionar as pronúncias de palavras ou nomes comuns.
  • Descrição de áudio: Reprodução automática de faixas de audiodescrição de vídeos, quando disponível.

      OPÇÕES DE ACESSIBILIDADE FÍSICA E MOTORA

      • Toque: Habilita e ajusta controles alternativos baseados em toque e toque para o iPhone, incluindo AssistiveTouch; mais explicações um pouco mais para baixo.
      • Face ID & Attention: Permite que você defina seu iPhone para verificar se você está olhando para ele para desbloqueio face ID e outros recursos para funcionar.
      • Controle do Switch: Permite controlar o seu dispositivo através de switches de habilidade, dispositivos que oferecem um método alternativo de controle do computador.
      • Controle de voz: Permite controlar seu dispositivo através de comandos de voz em vez de toques e gestos.
      • Botão lateral (ou, para telefones mais antigos, botão inicial): altera o botão lateral ou as configurações do botão home; por exemplo, diminui a velocidade do clique ou controla assistentes de voz.
      • Apple TV Remote: Permite controlar seu dispositivo com os botões direcionais em um Controle Remoto Apple TV.
      • Teclados: Permite que você use um teclado externo para controlar seu dispositivo.

      OPÇÕES DE ACESSIBILIDADE AUDITIVA

      • Dispositivos auditivos: Permite emparelhar seu iPhone com aparelhos auditivos "Made for iPhone" e processadores de som. Também tem uma configuração de otimização de áudio para aparelhos auditivos.
      • Reconhecimento de som: Quando você ativar o Reconhecimento de Som, o iPhone ouvirá sons específicos que você selecionar, e depois notificá-lo quando um desses sons for detectado.
      • RTT/TTY: Permite a capacidade de fazer chamadas RTT e/ou TTY. (Isso pode não estar disponível no seu telefone, dependendo da sua operadora e/ou do seu país ou região.)
      • Áudio/Visual: Permite otimizar e personalizar a qualidade de áudio, volume, equilíbrio e dinâmica ao ouvir com fones de ouvido ou fones de ouvido. Há também uma opção para ter o flash de luz LED do seu iPhone para alertá-lo para chamadas recebidas e outros alertas.
      • Legendas & Legendação: Permite legendas e transcrições para conteúdo de vídeo suportado e/ou anúncios do HomePod.

      OPÇÕES GERAIS DE ACESSIBILIDADE

      • Acesso Guiado: Restringe o uso do seu dispositivo a um único aplicativo por um período de tempo ou indefinidamente até que uma senha seja inserida. Isso pode funcionar bem se você está tentando fazer algo em um aplicativo de telefone, mas você está sujeito a distração por outros aplicativos em seu telefone. Isso também significa que você pode deixar outra pessoa usar um aplicativo ou assistir a um vídeo em seu telefone sem se preocupar com eles cutucando seu negócio pessoal.
      • Siri: Ajusta as configurações da Siri. Você pode ativar a digitação para siri em vez de falar, indicar quando você quiser que siri fale suas respostas, ligue a escuta ambiente para a frase de ativação "E ai Siri" e defina aplicativos para permanecer visível atrás de uma interface Siri ativa.
      • Atalho de acessibilidade: Define um recurso de acessibilidade a ser ativado clicando três vezes no botão lateral (ou, para telefones mais antigos, no botão home).
      • Configurações por aplicativo: habilita configurações de acessibilidade específicas do aplicativo para quaisquer aplicativos adicionados aqui.

      Como usar o AssistiveTouch?

      Créditos: Divulgação/Canvas
      Créditos: Divulgação/Canvas

      Por padrão, certas tarefas no iPhone exigem gestos desajeitados ou sofisticados — mesmo simples toques e arrastos têm que ser feitos com um certo grau de precisão. Quando você ligar o AssistiveTouch, um botão transparente aparecerá e permanecerá pairando na tela.

      Para ativar o AssistiveTouch:

      • Vá para Configurações > Acessibilidade > Toque > AssistiveTouch
      • Selecione AssistiveTouch na parte superior da tela.

      Tocar no botão uma vez (por padrão) abrirá o menu AssistiveTouch, o que torna certos recursos — de outra forma gerenciados pelo botão lateral ou botão de volume, ou deslizando movimentos — acessíveis com um único toque na tela. Você pode personalizar a partir da tela de configurações AssistiveTouch selecionando Personalizar menu de alto nível.

      À medida que você bisbilhotar, você notará que muitos desses recursos de acessibilidade têm um monte de sub-recursos e sub-sub-recursos para mexer. Quaisquer que sejam suas necessidades de acessibilidade, há uma chance de que o iPhone ofereça uma solução.