O Zoom anunciou que está expandindo a criptografia de ponta a ponta (E2EE) para mais serviços oferecidos pela empresa em sua plataforma. Segundo a companhia, agora os usuários do Zoom Phone, seu sistema de telefonia em nuvem, terão uma privacidade maior, pois poderão ativar a criptografia em chamadas individuais.

A criptografia de ponta a ponta (E2EE) garante que as chamadas realizadas sejam mais seguras, pois a tecnologia utiliza chaves criptografadas que somente os dispositivos utilizados na chamada podem acessar. Com isso, não há como o Zoom ou outra pessoa/empresa acessar as informações trocadas durante a ligação.

Recurso de criptografia de ponta a ponta no Zoom Phone. Fonte: Zoom
Recurso de criptografia de ponta a ponta no Zoom Phone. Fonte: Zoom

O recurso de criptografia começou a ser utilizado pelo Zoom em outubro de 2022, poucos meses depois da pandemia de COVID-19 ter iniciado. Como a plataforma ganhou grande popularidade na época, a empresa fez o possível para oferecer diversos recursos para os usuários.

Lançamento e disponibilidade

A opção de criptografia de ponta a ponta para chamadas individuais já pode ser ativada no Zoom Phone. A empresa diz que em breve o recurso será disponibilizado para salas de reunião que possuem grupos pequenos, voltados para discussões menores. Neste caso, o responsável pela sala terá de ativar a opção de criptografia para os participantes.

É importante lembrar que o recurso de criptografia de ponta a ponta é gratuito, embora o Zoom inicialmente tenha planejado restringir a funcionalidade para contas pagas. O que você achou desta novidade que está chegando para os usuários da plataforma? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!