Conforme já havia sido prometido pela plataforma de videochamadas Zoom, a empresa está implementando agora a geração automática de legendas em videoconferências realizadas por contas gratuitas de usuários. Entretanto, infelizmente a funcionalidade está restrita somente às legendas em inglês. Porém, a companhia diz que futuramente irá expandir as opções de idiomas para as legendas.

Anteriormente, o Zoom trouxe a transcrição do que está sendo dito ao vivo com a utilização de IA (inteligência artificial) apenas para as contas pagas da plataforma. Devido a essa restrição, a companhia foi alvo de críticas de defensores da acessibilidade, pois havia muitos usuários surdos que estavam deixando de usar a plataforma devido à impossibilidade de pagar pelo serviço.

Legendas no Zoom.
Legendas no Zoom.

Zoom adicionou em 2020 diversas opções de acessibilidade

Ao longo do ano passado, o Zoom implementou várias opções de acessibilidade para sua plataforma como, por exemplo, o suporte para leituras de tela e a possibilidade de manter mais de um vídeo visível ao mesmo tempo. Com isso, foi possível que um intérprete de linguagem de sinais estivesse visível o tempo todo, mesmo quando outro usuário na chamada de vídeo estiver falando. A gerente de marketing de produto da Zoom, Theresa Larkin, diz:

"É importante para nós que todos possam se conectar, se comunicar e participar com sucesso usando o Zoom. Sem as ferramentas de acessibilidade adequadas, as pessoas com deficiência enfrentam enormes barreiras ao usar soluções de comunicação de vídeo."

Como ativar as legendas em videochamadas no Zoom

Para habilitar a geração automática de legendas no Zoom, siga o passo a passo abaixo:

Atenção: é necessário que seja um usuário com privilégios de administrador.

Passo 01: Acesse a plataforma web do aplicativo

Passo 02: No menu, vá até a opção "gerenciamento de conta"

Passo 03: Selecione "configurações de conta" e clique na aba "Reunião".

Passo 04: Na seção "em reunião (avançado)" altere a opção de "legenda oculta" para ativa.

O que achou da novidade? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!