A Volkswagen anunciou que pretende começar a produzir suas próprias baterias para carros elétricos em 2025. De acordo com o comunicado feito pela fabricante de automóveis alemã, foi inaugurada nesta semana sua primeira fábrica de células (baterias) em Salzgitter, Baixa Saxônia, Alemanha. Para administrar a produção, foi criada uma empresa chamada PowerCo, que tem como objetivo investir mais de 20 mil milhões de euros no desenvolvimento de negócios na área de baterias para veículos com motor elétrico.

Atualmente, a Volkswagen compra baterias de outras empresas, como a LG Energy Solution e SK Innovation, para utilizar em seus veículos. Estas células são utilizadas na série de carros "ID" da Volkswagen.

A grande maioria dos fabricantes de veículos elétricos tem evitado produzir suas próprias baterias e tem optado por terceirizar a produção. A exceção à regra no momento está sendo a Tesla, que anunciou recentemente que irá produzir células para o Tesla Model Y, um SUV (Sport Utility Vehicle).

Há planos para a construção e mais fábricas

Segundo a Volkswagen, a próxima fábrica de baterias para veículos elétricos que a empresa pretende construir será em Valência, cidade espanhola. Além disso, a companhia ainda está selecionando mais três locais para a construção de fábricas para o mesmo fim.

O chanceler federal Olaf Scholz coloca uma célula de teste na câmara de teste (no fundo: Stephan Weil, primeiro-ministro da Baixa Saxônia, estado da Alemanha). Fonte: Volkswagen
O chanceler federal Olaf Scholz coloca uma célula de teste na câmara de teste (no fundo: Stephan Weil, primeiro-ministro da Baixa Saxônia, estado da Alemanha). Fonte: Volkswagen

A PowerCo, empresa da Volkswagen responsável pelo negócio, pretende também estudar a possibilidade de inaugurar fábricas na América do Norte. A companhia será gerida pelo CEO Frank Blome e pelos membros do Conselho Sebastian Wolf (Chief Operations Officer), Kai Alexander Müller (Chief Financial Officer), Soonho Ahn (Chief Technology Officer), Jörg Teichmann (Chief Purchasing Officer) e Sebastian Krapoth (Chief Human Diretor de Recursos).

Fábrica da Volkswagen pretende ser um modelo para a fabricação de células na Europa

Durante a inauguração da fábrica em Salzgitter, a Volkswagen apresentou seu conceito padrão de fábrica de células para carros elétricos. Segundo a empresa, o desenvolvimento da planta foi pensado para virar um modelo para outras fábricas na Europa e tem como objetivo estabelecer novos padrões em termos de sustentabilidade e inovação.

Em março de 2021, durante seu evento Power Day, a Volkswagen chegou a revelar uma célula unificada prismática que permite o uso flexível de diferentes químicas de células. O objetivo é utilizar a nova bateria em 80% dos veículos da empresa. Na fábrica em Salzgitter, estas células começarão a ser produzidas em 2025.

Fonte: Volkswagen