As impressoras 3D estão cada vez mais versáteis, proporcionando assim inúmeras possibilidades por conta da rápida evolução da tecnologia, pois descobriu-se diversas aplicações para elas. A mais recente novidade, é que você não precisará esperar muito tempo para ter peças impressas por estes dispositivos em seu carro. A desenvolvedora de carros alemã Volkswagen e a produtora de impressoras HP (em conjunto com a GNK Powder Metalally) fizeram uma parceria com o fim de desenvolver tecnologias para impressão 3D de peças para os automóveis.

Através da parceria entre as três empresas, a tecnologia chamada HP Metal Jet, que consiste em imprimir peças 3D em metal, as companhias pretendem revolucionar a indústria automotiva. O processo de impressão já foi testado imprimindo 10 mil cópias feitas em metal do carro elétrico ID.3, em escala 1:87, criado pela Volkswagen. O objetivo do teste era demonstrar a capacidade da nova tecnologia de impressão 3D e provar que ela está pronta para ser ampliada para a produção em escala comercial.

Foi feito um roadmap (roteiro) detalhado a ser seguido pela HP e Volkswagen, onde no futuro as empresas pretendem utilizar a tecnologia em seu estágio inicial para imprimir peças 3D em metal para peças cosméticas como, por exemplo, modelos de carros em miniatura como foram feitos ou chaves de carro. A ideia é promover a tecnologia inicialmente, por isso a ideia de produzir peças como estas.

Peças de metal feitas através de impressão 3D. Fonte: GKN Powder Metallurgy
Peças de metal feitas através de impressão 3D. Fonte: GKN Powder Metallurgy (Twitter)

A próxima etapa que as duas empresas irão iniciar, a partir do final deste ano ou no começo de 2020, é a produção de peças de carros como, por exemplo, bolas do cambio e suportes para espelhos. Já no ano de 2021 as companhias já pretendem produzir peças estruturais reais dos carros, proporcionando uma precisão muito maior e estruturas mais leves.

Funcionario da Volkswagen segurando peça de cambio do carro que foi feita através de impressão 3D. Fonte: volkswagenag
Funcionario da Volkswagen segurando peça de cambio do carro que foi feita através de impressão 3D. Fonte: volkswagenag

O chefe de planejamento e desenvolvimento de tecnologia da Volkswagen, Dr. Martin Goede, diz que:

"Nossa visão de industrializar a manufatura aditiva [impressão 3D] está rapidamente se tornando realidade com o HP Metal Jet, que é um divisor de águas para a indústria automotiva. O ritmo de inovação da HP e as capacidades avançadas da tecnologia excederam nossas expectativas. Estamos cumprindo nossos marcos e estamos identificando e desenvolvendo ativamente peças funcionais para produção."

Como pode ver, o progresso está sendo obtido de forma muito rápida, e não é somente no caso da HP e Volkswagen. Há avanços sendo feitos em outros lugares na indústria automotiva como, por exemplo, a impressão de peças em alta resolução utilizando materiais de fibra continua muito leves. Peças produzidas com esta nova tecnologia, podem ser utilizadas em carros esportivos ou motos de corrida.

A empresa hrewheels desenvolveu rodas extremamente leves, com design inteligente, através da impressão 3D, para carros esportivos de última geração, como o McLaren P1.

Fonte: volkswagenag, techradar