A NVIDIA desenvolveu uma versão aprimorada de uma nova tecnologia chamada Neural Radiance Field (NeRF), onde um algoritmo de IA é treinado para criar uma imagem 3D a partir de fotos normais (2D ou bidimencionais). Através da NerF é possível realizar o preenchimento artificial de "espaços em branco" que as fotos tiradas não cobriram para possibilitar a criação da imagem 3D. A empresa afirma que através de sua solução, ela conseguiu obter uma cena 3D a partir da NeRF quase que instantaneamente, demorando apenas "dezenas de milissegundos".

Através da tecnologia "Instant NeRF", a produção de um cenário 3D pode ser feita em apenas alguns segundos utilizando uma câmera simples e tirando dezenas de fotos de ângulos diferentes. Após realizar a captura de imagens (fotos), a tecnologia desenvolvida pela NVIDIA consegue gerar uma imagem 3D em "dezenas de milissegundos".

Como funciona a Instant NeRF

Para que se consiga um efeito legal, com um bom foco, o ideal é que se tire fotos de objetos ou pessoas que estão parados, pois se houver algum movimento, a imagem ficará embaçada. De acordo com a NVIDIA, os primeiros modelos da NeRF não demoravam muito para produzir resultados, demorando alguns minutos para renderizar cenas 3D. Entretanto, para treinar estes modelos, levava horas. Agora, com a Instant NeRF, leva apenas alguns segundos para treinar a IA e gerar a imagem 3D.

O motivo para essa grande agilidade da Instant NeRF é devido a multi-resolution hash grid encoding, uma forma encontrada pela NVIDIA para melhorar o funcionamento da otimização da imagem gerada através de suas GPUs. De acordo com a empresa, também é possível fazer a renderização utilizando uma única GPU, embora o processo seja mais rápido através de placas de vídeo com tensor cores, que oferecem um desempenho melhor quando se trata de inteligência artificial (IA).

Potencial da Instant NeRF

Segundo a NVIDIA, a Instant NeRF permitirá que se treine robôs e ajude os sistemas de direção autônoma, pois ficará mais fácil para que a máquina entenda os tamanhos e formas de um objeto no mundo real. Além disso, a empresa também acredita que haja potencial para aplicações nas áreas de entretenimento e arquitetura, onde pode se utilizar a tecnologia para gerar modelos 3D do ambiente com mais facilidade. Confira abaixo um vídeo promocional demonstrando a Instant NeRF: