Quem fez alguma compra pelas lojas Americanas ou Submarino se deparou com um grande problema deste o último final de semana. Desde sábado (19), o site das duas empresas que são controladas pela Americanas S.A. acabou sofrendo um suposto ataque hacker, o que deixou os dois sistemas fora do ar. No início da semana, a empresa comunicou que estava suspendendo os servidores por motivo de segurança.

Americanas e Submarino voltam a funcionar

Depois de muita espera, a empresa emitiu um comunicado dizendo que os sites finalmente voltaram ao ar na manhã desta quarta (23), porém de forma gradual. O Oficina da Net realizou tentativas de acesso ao site das duas lojas, que por sinal já operam normalmente, mas possivelmente ainda apresenta alguns problemas na navegação. Por enquanto, o único site que aguarda estabilização é o ShopTime, que também faz parte do mesmo grupo da Americanas S.A.

Mensagem exibida ao tentar acessar o site ShopTime (Crédito: ShopTime/Reprodução)
Mensagem exibida ao tentar acessar o site ShopTime (Crédito: ShopTime/Reprodução)

Em nota enviada à imprensa, o grupo comunicou:

"Estamos restabelecendo gradualmente e com segurança os ambientes de e-commerce desde quarta-feira (23/02), suspensos em razão de incidente de segurança do qual fomos vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro. Não há evidência de comprometimento das bases de dados. As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo. A Companhia reforça que a segurança das informações é sua prioridade e que continuará mantendo o mercado, clientes e parceiros atualizados."

Queda de ações e notificação do Procon-SP

O incidente resultou numa queda considerável no valor das ações da marca, amargando uma perda de cerca de R$ 3.488 bilhões em valor de mercado, de acordo com os dados da consultoria Economática. O grupo terminou o pregão desta terça-feira (22) avaliado em R$ 26,4 bilhões.

Além disso, o grupo recebeu uma notificação do Procon-SP, que solicitou maiores detalhes sobre o problema que foi constatado, a previsão de regularização, as providências e procedimentos de protocolos de segurança que foram implementados e as medidas para evitar possíveis danos aos clientes devido ao ataque hacker.

Por causa da falha, muitos clientes ainda enfrentam problemas para receber suas compras, havendo a necessidade da empresa explicar se o consumidor vai poder exercer o chamado "direito de arrependimento", que vale para compras online por até sete dias e permite o retorno integral do valor pago.

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