Os navegadores Chrome, Firefox e Edge chegarão em breve à versão 100 e essa atualização pode causar erros em alguns sites. Daqui há algumas semanas, a versão 100 dos browsers citados poderá gerar bugs ou problemas de compatibilidade com alguns endereços que não estão prontos para ler strings de user-agent de três dígitos. Para evitar isso, o Google, a Microsoft e a Mozilla estão procurando uma forma de evitar que estes problemas ocorram.

Há meses a Microsoft, o Google e a Mozilla vêm alertando sobre o próximo lançamento da versão 100. Em março o Chrome e o Edge irão ganhar a atualização para a versão 100 e, logo em seguida, o Firefox vai chegar ao mesmo número em maio. As empresas responsáveis pelo desenvolvimento dos navegadores já estão realizando testes para tentar detectar falhas. Existe uma lista de problemas que estão sendo corrigidos, mas é pequena no momento segundo o site The Verge.

Por que estes erros irão acontecer?

A publicação do blog da Mozilla feita pela equipe de desenvolvedores explica sobre o motivo do erro da versão 100 do Firefox dizendo:

"Quando os navegadores chegaram pela primeira vez à versão 10, há pouco mais de 12 anos, muitos problemas foram descobertos com bibliotecas de análise de User-Agent, pois o número da versão principal passou de um dígito para dois. É possível que algumas bibliotecas de análise possam ter suposições codificadas ou bugs que não levam em consideração conta números de versão principal de três dígitos."

Este problema que irá acontecer é muito semelhante ao bug Y2K que tornou o ano 2000 indistinguível de 1900 para alguns computadores. Para contornar estes erros que podem acontecer agora, os desenvolvedores irão ativar um sinalizador especial para as versões atuais do Chrome, Edge e Firefox, fazendo com que erros sejam relatados mais cedo e evitem o pior com a atualização para a versão 100.

Medidas já estão sendo tomadas para evitar problemas generalizados

Segundo a Mozilla, seus desenvolvedores já estão trabalhando em medidas para evitar problemas generalizados com a nova atualização. O plano é consertar sites quebrados ou congelados temporariamente na versão 99 do navegador. No caso do Google, será utilizado um sinalizador para congelar a versão 99 caso ocorra algum problema sério no momento do lançamento da versão 100 do Chrome. Já a Microsoft não informou sobre o que irá fazer.