Está sendo disponibilizado hoje uma nova atualização para o Slack, onde a principal novidade é a possibilidade de gravar mensagens em formato de vídeo. Os clipes gravados irão suportar o áudio de um microfone junto com gravações de vídeo e de tela, para facilitar demonstrações de algo. O intuito da nova funcionalidade é melhorar a comunicação entre os membros da equipe e evitar reuniões para resolver "pequenas coisas".

Além dos clipes de vídeo, a atualização do aplicativo traz também melhorias para o Slack Connect, permitindo que organizações pagas realizem parcerias com empresas através de planos gratuitos. Além disso, foi anunciado que o GovSlack irá rodar em um ambiente de nuvem certificado pelo governo. A estreia desta plataforma está prevista para 2022, porém sem data exata ainda.

Como os clipes irão funcionar no Slack

As gravações de vídeos e telas poderão ser compartilhadas em canais do Slack ou através de DMs (direct messages ou mensagens diretas). Os clipes compartilhados possuem legenda em tempo real e as respostas a elas podem ser de texto, áudio, vídeo ou emoji.

Funcionamento das mensagens de vídeo no Slack. Fonte: Slack
Funcionamento das mensagens de vídeo no Slack. Fonte: Slack

O desenvolvimento

A função de clipes de vídeo está sendo trabalhada há mais de um ano pelo Slack. Inicialmente, parecia que seria algo semelhante aos stories do Instagram, que desaparecem após 24h. Entretanto, a empresa optou por uma solução que vai mais de encontro aos propósitos que os usuários do Slack possuem ao utilizar a plataforma. O diretor de produtos do Slack, Tamar Yehoshua, disse durante uma entrevista com o site TheVerge:

"Fomos inspirados por como as pessoas estão usando vídeo em aplicativos de consumo. Na verdade, fizemos um protótipo de muitas versões diferentes disso internamente e agora decidimos fazer isso como um meio de comunicação em seu repositório de trabalho."

Lançamento e disponibilidade

A atualização do Slack que traz os clipes de vídeo está sendo disponibilizada aos poucos. Assim como diversos outros desenvolvedores fazem, o update está aparecendo para os usuários da plataforma aos poucos, em forma de ondas. Ou seja, caso ainda não tenha recebido a nova versão do Slack, basta aguardar a atualização chegar.