Através da FIR Capital, um dos primeiros fundos de venture Capital do Brasil, começou a ideia de importar o modelo do Centro Suíço de Microtecnologia (CSEM, conhecido como um dos maiores hubs de inovação do mundo), fundando assim o CSEM Brasil. Assim surgiu a Sunew, uma empresa de desenvolvimento de painéis solares no formato de adesivo, chamados de "filmes fotovoltaicos orgânicos" ou simplesmente OPV adesivado.

A fabricação dos OPVs em larga escala iniciou em 2009 através de um investimento de R$40 milhões feito pelo Funtec, fundo do BNDES. Foram quatro anos para desenvolver a máquina produtora de filmes fotovoltaicos e mais dois para fabricá-la na Alemanha. Somente em 2015 a impressora de OPV chegou ao Brasil e finalmente a Sunew começou efetivamente a funcionar. No total, gastou-se R$150 milhões para tornar o projeto uma realidade.

O que são filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV) adesivados?

Rolo de filme fotovoltaico orgânicos, também chamado de OPV (organic photovoltaics). Fonte: elektsolar
Rolo de filme fotovoltaico orgânicos, também chamado de OPV (organic photovoltaics). Fonte: elektsolar

Os Filmes Fotovoltaicos Orgânicos, chamados de OPV (organic photovoltaics), são uma fina película feita de materiais orgânicos que não são tóxicos ao ambiente ao serem descartados. Além disso, sua flexibilidade e leveza permite a instalação em diversos tipos e formatos de superfície, além de diferentes ângulos/posições. Felizmente, há também uma excelente eficiência na geração de energia elétrica, tornando-se uma solução de energia renovável muito atraente.

Para produzir o OPV, a película (filme) flexível recebe cinco camadas de nanofolhas de polímero, capazes de conduzir energia. O filme orgânico possui uma pegada de carbono (carbon footprint) 20 vezes menor que os painéis fotovoltaicos comuns, que são feitos de silício. Entretanto, o metro quadrado do OPV é duas vezes mais caro que os de silício e produz 50% menos energia.

Máquina (impressora) produtora de filmes fotovoltaicos. Fonte: galtenergia
Máquina ("impressora") produtora de filmes fotovoltaicos. Fonte: galtenergia

Aplicações

Estrutura criada para a decoração e implementação dos Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPVs). Fonte: galtenergia
Estrutura criada para a decoração e implementação dos Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPVs). Fonte: galtenergia

É possível instalar OPVs (organic photovoltaics) em praticamente qualquer lugar, seja um ponto de ônibus, uma cobertura de um estacionamento do shopping, em galpões de áreas industriais e em estações de BRT (Bus Rapid Transit, sistema de transporte público que utiliza um ônibus com alta capacidade de transporte de pessoas e circula através de faixas exclusivas nas ruas, parando entre pequenas estações fechadas de embarque). Além disso, ainda é possível expandir mais ainda o uso de filmes fotovoltaicos orgânicos ao utilizar impressoras 3D, permitindo a criação de estruturas pensadas para, por exemplo, serem instaladas em praças e parques compondo a paisagem de forma elegante.

O que achou desta tecnologia? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!