Ontem (19) no final da tarde, a rede varejista Lojas Renner comunicou que parte de seu sistema havia sofrido um ataque cibernético, causando o mal funcionamento de seus sistemas. Isso fez com que clientes não pudessem mais acessar as páginas dos produtos no e-commerce da empresa.

Além das páginas de venda de produtos ficarem fora do ar, o site da Renner também deixou de exibir sua seção de informações institucionais para investidores. Além disso, no caso do app para Android, desenvolvido para compra de produtos, exibia o seguinte aviso:

"O sistema teve uma instabilidade"

Capturas de tela do aplicativo Lojas Renner.
Capturas de tela do aplicativo Lojas Renner.

Como você pode ver acima, o aplicativo da Renner deixou de ser capaz de carregar as páginas para acessar as seções do e-commerce. Em um comunicado, a empresa diz que aos clientes que as informações dos bancos de dados foram preservadas e que a operação nas lojas físicas não foi afetada.

"Em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas"

O que causou a queda nos serviços da Renner

Segundo um funcionário responsável pelo sistema da Renner que entrou em contato com a equipe do Oficina da Net, a causa para todos estes problemas que estão ocorrendo foi um Randomware. Não só o e-commerce das Lojas Renner foi afetado, mas também o da Vivara, que está criando um backup após este problema.

Padrões de segurança serão aprimorados com novos protocolos de proteção

Durante a nota de esclarecimento, a Renner diz que utiliza padrões de segurança rígidos e que pretende aprimorar sua infraestrutura para implementar mais protocolos de proteção de dados.

Renner se compromete a manter todos informados sobre o que se sucederá

O varejista informa que irá manter o mercado informado sobre a situação de seu sistema e notificará o ocorrido às autoridades competentes em breve.

Você passou por dificuldades para acessar o site da Lojas Renner ou entrar em sua conta no aplicativo da empresa? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e pergunte a eles se ocorreu o mesmo no caso deles. Não se esqueça de marcar o "Oficina da Net"!