De acordo com o site Época Negócios, a rede de varejo de Moda Renner decidiu utilizar uma IA (inteligência artificial) para que as vendas de seus produtos ganhem uma eficiência maior. A empresa ainda utiliza a tecnologia com certo nível de ceticismo, mas diz já ter tido bons resultados com o seu uso. Segundo a companhia, a IA começou a ser utilizada de forma experimental no ano de 2019 e através dela já foi possível ver um aumento de 12% nas vendas e uma redução de 18% no estoque.

O diretor de produtos da Renner disse:

"A IA permite uma distribuição mais clara e precisa de produtos e cria sustentabilidade na cadeia produtiva."

Através da utilização de históricos de vendas, da análise da conjuntura econômica e até mesmo de dados climáticos de cada uma das regiões em que ocorrem as vendas, a IA consegue garantir uma distribuição de produtos mais eficiente, proporcionando um planejamento mais acurado com menos desperdícios na fabricação de produtos e na logística do transporte das cargas. Henry diz:

"O sistema revela por que o cliente quer comprar aquele determinado produto. Quanto mais acertamos as previsões, melhores são as nossas escolhas."

De acordo com o diretor, uma das grandes barreiras para se prever as vendas e realizar um bom planejamento de estoque para as lojas é a grande variedade de combinações que são possíveis com uma única peça de roupa. Um exemplo é uma camiseta que possui 3 cores disponíveis e cinco tamanhos, onde a pessoa poderá comprá-las e combiná-las de 15 formas diferentes (ou "SKUs").

Como o número de produtos e combinações é imenso, houve uma grande dificuldade até para o próprio sistema de inteligência artificial conseguisse ordenar de forma a facilitar as vendas. Não havia capacidade de processamento suficiente para realizar todos os possíveis cenários da utilização dos produtos da loja. Foi necessário investir em mais hardware.

Com a utilização da IA, foi possível melhorar o quesito "nível de serviço", onde é medido a disponibilidade de determinado produto com cor e tamanhos específicos que o cliente procura. No segundo semestre do ano passado (2019), este nível estava em 78% e subiu para 93%. Até o ano de 2021, os planos da Renner são para se alcançar um índice de 97%.

De acordo com Henry, mesmo durante a pandemia de Coronavírus (COVID-19), o sistema de IA tem se mostrado com excelente eficiência.

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