Quando se cruzam as temáticas Microsoft e saúde mundial, geralmente pensamos na Fundação Gates, devido às diversas iniciativas em prol de uma qualidade de vida melhor das pessoas. Mas desta vez, não vamos tratar da instituição administrada por Bill e sua esposa Melinda, e sim da iniciativa da própria Microsoft, chamada AI for Health (Inteligência Artificial para a Saúde). Essa ação pertence ao programa AI for Good (Inteligência Artificial para o bem) já possui cinco anos de vida e vem demonstrando ser um grande sucesso para a empresa, obtendo US$40 milhões para investimento de seus projetos.

O AI for Health tem como intuito investir em pesquisas de IA médica, estudos globais em saúde e na melhoria do acesso à saúde

O programa AI for Good inclui iniciativas como AI for Earth, AI for Accessibility, AI for Humanitarian Action e AI for Cultural Heritage. A ação AI for Health tem o intuito de investir em pesquisas diretamente no campo de IA médica com trabalhos que envolvam, por exemplo, algoritmos para detectar de forma automática alguma doença. Mas os investimentos não param por ai, também se investirá em estudos globais de saúde, para que se tenha uma melhor compreensão de como estas tecnologias podem ser uteis para determinados propósitos, e na melhoria do acesso, para que a população realmente consiga acessar os serviços de saúde com mais facilidade através da ajuda da IA.

Iniciativa de Descoberta de Dados Cascadia (Cascadia Data Discovery Initiative ou CDDI), desenvolvida no Centro de Pesquisa em Câncer Fred Hutchinson em parceria com a Microsoft. Fonte: Microsoft
Iniciativa de Descoberta de Dados Cascadia (Cascadia Data Discovery Initiative ou CDDI), desenvolvida no Centro de Pesquisa em Câncer Fred Hutchinson em parceria com a Microsoft. Fonte: Microsoft

O diretor de análise de dados da Microsoft, John Kahan diz:

"A AI for Health é uma iniciativa filantrópica que complementa nosso trabalho mais amplo na Microsoft Healthcare. Apoiaremos organizações sem fins lucrativos e colaboração acadêmica específicas com os principais cientistas de dados da Microsoft, acesso às melhores ferramentas de IA da classe e computação em nuvem e selecionarei subsídios em dinheiro."

Segundo Jhon, atualmente os cuidados na saúde moderna são incrivelmente desiguais, não há universalidade e integralidade. Enquanto em alguns lugares se chega perto de eliminar algumas doenças, em outros a infraestrutura precária da saúde e a fraca estratégia para chegar às populações necessitadas são assolados pelas mesmas doenças. Claro que não é um problema que a IA solucionaria por completo, mas auxiliaria de uma forma que facilitasse o processo.

Sistemas de triagem baseados em IA possuem alta eficácia para um diagnóstico rápido

Um exemplo que John cita são os sistemas de triagem baseados em IA, que possui alta eficácia para retinopatia diabética, doença que aflige muitas pessoas e pode causar cegueira, além de haver uma grande população com alto risco de contrai-la. Se a equipe de saúde obter dados de um vilarejo através de um smartphone ou através de um acessório de análise ocular, seria muito mais fácil do que enviar um profissional oftalmologista no local.

Uso de smartphones para obter um diagnóstico precoce. Fonte: Microsoft
Uso de smartphones para obter um diagnóstico precoce. Fonte: Microsoft

O objetivo da iniciativa IA for Health é realizar projetos para identificar e implantar tecnologias como a citada acima. O impedimento para isso por vezes é simplesmente custo e muitos especialistas de IA estão no setor mais geral da tecnologia, porque é onde estão os trabalhos. O desafio é fazer com que estes profissionais pensem nas vantagens de se aplicar a tecnologia da inteligência artificial para a saúde coletiva e submetam projetos para que estes virem realidade através do investimento da Microsoft.

Análise de SIDS, hanseníase, retinopatia diabética, tuberculose, mortalidade materna e câncer, estão dentro dos investimentos da Microsoft

De acordo com a Microsoft, foram identificadas algumas áreas em que haverá um grande benefício com a ajuda do programa como análise de SIDS, hanseníase, retinopatia diabética, como mencionado acima, tuberculose, mortalidade materna e o câncer.

Imagem ilustrativa. Fonte: Microsoft
Imagem ilustrativa. Fonte: Microsoft

A empresa anunciou na rede social alguns de seus parceiros no programa AI for Health:

"Mal podemos esperar para ver o que nossos donatários de AI for Health fazem para mudar a assistência médica para melhor:

- Novartis Foundation

- Seattle Children's

- Fred Hutch

- IRIS

- BRAC

- PATH"

Logo em seguida, a empresa Novartis Foundation, posta no Twitter agradecendo pela parceria com a Microsoft:

"Estamos felizes em compartilhar detalhes de nosso envolvimento na @Microsoft. O novo programa #AIforHealth - parceria para compartilhar conhecimentos e desenvolver novas soluções inovadoras de IA para acelerar o progresso na eliminação da lepra!"

Quer participar? Veja o que é necessário!

Entretanto, o programa AI for Health é diferente de alguns outros oferecidos pela Microsoft. Para ter acesso a uma parcela dos US$40 milhões investidos pela empresa, a equipe de pessoas deverá fazer parte de uma organização sem fins lucrativos ou uma organização de pesquisa. Caso você atenda a estes requisitos, tente entrar em contato com os colaboradores do programa.

Confira o vídeo do programa AI for Health abaixo:

Vídeo incorporado do YouTube

Fonte: Techcrunch, Microsoft