A Mastercard pretende eliminar o uso de tarjas magnéticas em seus cartões de crédito e débito. O motivo disso é devido ao fato de que já existem alternativas mais seguras como os chips e o contactless. De acordo com a empresa, ela será a primeira rede de pagamentos a eliminar a tecnologia (utilizada desde a década de 1960).

Segundo a Mastercard, o processo de transição para eliminar a tarja magnética dos cartões irá iniciar em 2024. A primeira região a adotar amplamente os novos cartões será a Europa, pois lá os cartões com chip já possuem uma boa cobertura. Lá a previsão para que a troca de cartões ocorra é para o mesmo ano de início da transição.

Mastercard irá eliminar tarja magnética de seus cartões a partir de 2024

Tarja magnética do cartão sendo utilizada. Fonte: Mastercard
Tarja magnética do cartão sendo utilizada. Fonte: Mastercard

Qual o cronograma de transição para eliminação da tarja magnética dos cartões?

Nos EUA, a adoção de cartões com chip tem ocorrido de forma lenta, então a Mastercard diz que iniciará o processo de transição em 2027. Em 2029, a empresa pretende cancelar a produção de cartões com tarja magnética e no ano de 2033, a companhia irá bani-los completamente dos sistemas.

Chips EMV surgiram em 1990 e trazem mais segurança

Embora a tarja magnética tenha ajudado muito comparado ao sistema de pagamento anterior, em 1990 surgiu o padrão global de chips EMV, dando mais segurança para os usuários de cartões. Atualmente 86% das transações com cartão ocorrem através de chips EMV, onde é necessário um código PIN ou biometria com impressão digital para aprovar a compra.

Chips EMV e contactless

É fato de que a principal tecnologia substituta das tarjas magnéticas são os chips EMV, porém o uso do contactless tem aumentado consideravelmente, principalmente depois que a pandemia de Coronavírus começou. Houve aproximadamente um aumento de 1 bilhão de transações no primeiro trimestre de 2021 comparado ao mesmo período do ano passado.

O que achou da decisão da Mastercard? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e marque o "Oficina da Net"!