Ao que parece, as redes sociais Instagram e TikTik estão influenciando indiretamente o design de cartões de crédito e outras coisas. Recentemente o PayPal lançou cartões de crédito e débito com design vertical para seu app Venmo. O executivo da empresa disse o novo formato dos cartões foi influenciado em partes pela orientação vertical das redes sociais.

A vice-presidente de design do PayPal, disse ao site Bloomberg, através de uma entrevista que é neste formato vertical que todos estão pensando agora. Daniela diz:

"O mundo à nossa volta está se tornando mais do modo retrato e da orientação vertical."

Talvez você pense que a iniciativa do PayPal de adotar o formato vertical foi algo isolado, mas há outras instituições financeiras que estão indo nesta mesma direção. O Bank of America, segundo maior fornecedor de produtos de cartão de débito dos EUA, foi um dos primeiros bancos a oferecer cartões de crédito verticais no ano de 2018. Acredita-se que esta tendencia continue devido aos leitores de chip e pagamento por aproximação, que já fazendo com que a pessoa utilize os cartões verticalmente ao realizar uma compra.

Cartão de débito com design vertical do Bank of America. Fonte: Bank of America
Cartão de débito com design vertical do Bank of America. Fonte: Bank of America

Além do fato da aproximação e inserção dos cartões acontecerem de forma vertical, as carteiras digitais estão cada vez ficando mais populares. Considerando que as telas dos celulares são visualizadas na maior parte do tempo de forma vertical, nada mais natural que exibir a imagem do cartão de crédito verticalmente.

O chefe de produtos de consumo e pequenas empresas do Bank of America, April Schneider, diz, em entrevista para o Bloomberg:

"Mudar nossos cartões de débito para um layout vertical envolve mais do que a aparência dos cartões. O layout vertical diferencia o cartão de débito de outros cartões usados pelos clientes, e a adição do toque para pagar torna o cartão mais rápido e seguro para usar no checkout na loja."

O que acha sobre esta tendencia de tornar os cartões de crédito verticais? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!