O Zoom acabou de anunciar uma nova funcionalidade para a sua plataforma de videochamadas, o modo de foco. Através dessa função, é possível amenizar a distração dos alunos com os outros que estão participando da videoconferência durante a aula. Com este recurso, os professores terão mais controle da sala de aula virtual, pois um dos problemas que mais afetam atualmente a fluidez da aula é a conversa paralela entre os alunos.

Caso o professor queira, é possível ativar e desativar o modo de foco durante a aula, pois provavelmente haverá momentos em que será necessário iniciar uma discussão com a classe sobre o assunto abordado na aula. Essa funcionalidade sem dúvidas trará mais eficiência nas aulas e promete aprimorar a experiência dos usuários que utilizam a plataforma para o EAD (ensino a distância).

O modo de foco é uma excelente ideia, entretanto não será a única coisa que irá aparecer na tela. O professor estará no centro e será possível ver uma miniatura das telas dos alunos na parte superior da tela. É possível ver o vídeo ou o nome de cada um dos alunos de maneira menos detalhada, mas ainda haverá a presença visível de informações dos alunos.

Captura de tela do aplicativo Zoom com o modo de foco ativado, onde o professor está no centro da tela com sua imagem ampliada para dar destaque. Fonte: Zoom

O modo de foco é gratuito para todos

É importante salientar que esta ferramenta do Zoom é gratuita e está disponível para todos. Além disso, é dito no site do Zoom que o modo Focus pode ser aplicado em conversas entre duas pessoas e em grupos.

O que achou da novidade? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!