O empresário John McAfee, dono do antivírus que carrega o seu sobrenome, morreu nesta quarta-feira (23) aos 75 anos. De acordo com os jornais El Mundo e El Pais da Espanha, a polícia encontrou McAfee morto em sua cela localizada em uma prisão de Barcelona. Preso desde outubro de 2020, McAfee estava aguardando a sua extradição para os EUA, que curiosamente foi autorizada na manhã do mesmo dia de sua morte.

Causa da morte de John McAfee

A causa da morte ainda é desconhecida, mas relatórios indicam que ele possa ter cometido suicídio. No entanto, independente da causa, a morte do empresário certamente desencadeará teorias conspiratórias, algumas alimentadas pelo próprio McAfee.

Em 2019, McAfee tweetou que estava recebendo ameaças de funcionários dos Estados Unidos, e como precaução, ele fez uma tatuagem para dizer que não seria capaz de tirar sua própria vida. McAfee disse que se por acaso o encontrassem morto, ele não teria se suicidado.

Confira o tweet e em seguida a tradução direta feita pelo Oficina da Net;

"Estou recebendo mensagens sutis de funcionários dos EUA dizendo: 'Estamos indo te pegar McAfee! Vamos o matar!' Eu fiz uma tatuagem hoje, por precaução. Se eu me suicidar, não o fiz. Eu fui morto. Verifique meu braço direito."

Mais tarde, depois de ter sido preso na Espanha, McAfee insistiu no mesmo discurso e disse não faria como Epstein, um empresário americano que acusado de pedofilia, foi preso e mais tarde encontrado morto em sua cela.

Veja o tweet e a tradução;

"Estou contente aqui. Eu tenho amigos. A comida é boa. Tudo está bem. Saiba que se eu me enforcar, a la Epstein, eu não serei o culpado."

Histórico de John McAfee

John McAfee enfrentou diversas acusações federais que incluem sonegação de impostos e fraudes relacionadas a esquemas de criptomoedas, lavagem de dinheiro e suspeito de ter participado de um homicídio em Belize no ano de 2012, onde fugiu e tornou-se procurado pela polícia.

John McAfee, dono do antivírus McAfee, é encontrado morto em prisão na Espanha. (Imagem: Reprodução / Bloomberg)
John McAfee, dono do antivírus McAfee, é encontrado morto em prisão na Espanha. (Imagem: Reprodução / Bloomberg)

Em 2019, McAfee tweetou que seu único crime "é não apresentar declarações fiscais", e alegou que o resto das acusações contra ele faziam parte de "propaganda do governo dos EUA para o silenciar". Em julho de 2019, McAfee foi surpreendido pelas Forças Armadas da República Dominicana enquanto estava em seu iate em Puerto Plata em julho de 2019. Nesta ocasião, várias armas de alto calibre e munições foram apreendidas.

McAfee então fugiu para a Europa, quando foi preso no aeroporto de Barcelona, na Espanha, em outubro de 2020. Desde então, ele estava aguardando sua extradição para os Estados Unidos para enfrentar acusações de evasão fiscal. No início do dia de hoje, 23 de junho, a Alta Corte Espanhola autorizou o envio de McAfee para o país norte americano, mas foi encontrado morto em sua cela horas mais tarde.

Fonte: Engadget, CNET e The Verge