Segundo o jornal holandês De Telegraaf, o inventor da fita cassete faleceu no início desta semana. Lou Ottens morreu aos 94 anos, sendo responsável por uma das primeiras formas de se ouvir música de forma portátil.

Lou Ottens teve a ideia da fita cassete na época em que trabalhava para a holandesa Philips. Seu projeto surgiu após ter sido promovido a chefe do departamento de desenvolvimento de novos produtos, em 1960. Tudo começou através da busca de uma solução melhor do que o sistema de fita de bobina a bobina, onde era necessária uma grande máquina com dois enormes rolos de fita girando (rolos de fita do tamanho de projetores de filmes antigos).

A ideia da fita cassete de Lou Ottens veio justamente deste sistema de grandes rolos acima, porém de forma miniaturizada e fechada, para tornar o conteúdo mais fácil de ser transportado, produzido e reproduzido em diferentes lugares. Entretanto, o projeto da fita cassete só foi materializado em 1963, quando o primeiro exemplar foi exibido em uma feira de eletrônicos com o slogan "Menos que um maço de cigarros!". Ao ver a ideia, rapidamente outras empresas copiaram, porém em formatos diferentes. Neste momento, Lou fez uma parceria com a Sony para distribuir globalmente um tamanho padrão de fita cassete utilizando a patente da Philips.

Inventor da fita cassete e desenvolvedor do CD, Lou Ottens. Fonte: Documentário Cassette: A Documentary Mixtape (YouTube)
Inventor da fita cassete e desenvolvedor do CD, Lou Ottens. Fonte: Documentário Cassette: A Documentary Mixtape (YouTube)

Sete anos depois, a fita cassete chegou a sua época áurea, onde reinou majoritariamente nas décadas de 70 e 80. A mídia física portátil que se utiliza de uma pequena dupla de rolos ficou particularmente mais famosa ainda quando a Sony lançou seu primeiro player portátil sob o nome Walkman (Sony TPS-L2) que completou 40 anos de existência em 2019. É interessante mencionar que a japonesa manteve o nome "Walkman" para seus players de música portáteis e até hoje vende dispositivos mobile dedicados à reprodução de músicas de forma portátil com alta qualidade de som (confira a linha de Digital Audio Players no site oficial aqui).

Mais de 100 bilhões de fitas cassete já foram vendidas

Até o momento, segundo o site dutchnews, já foram vendidas cerca de 100 bilhões de fitas cassetes. Como se não bastasse, Lou Ottens também foi o desenvolvedor do CD, onde novamente se tornou um padrão através da parceria entre a Sony e a Philips, conseguindo vender mais de 200 bilhões de unidades até hoje.

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!