A marca da Jaguar pretende se tornar até 2025 uma marca com carros totalmente elétricos, sem modelos a gás ou mesmo híbridos para escolher. Enquanto isso, sua divisão Land Rover começará também uma mudança em direção aos carros elétricos, com seis novos modelos chegando ao longo dos próximos cinco anos, começando em 2024.

A Land Rover planeja vender 60 por cento de seus carros totalmente elétricos até 2030 e todos da Jaguar, o grupo usará três plataformas compatíveis com grupos motopropulsores totalmente elétricos.

A Land Rover usará um chamado EMA (arquitetura modular elétrica) para seus modelos EV e outro chamado MLA (arquitetura longitudinal modular) para híbridos. A Land Rover tem atualmente três famílias de SUVs, o Range Rover, o Discovery e o Defender, mas ainda não disse qual começará a trazer versão elétrica primeiro.

Enquanto isso, a Jaguar usará uma nova "arquitetura totalmente elétrica" ​​para seus próximos veículos e descartará sua planejada limusine XJ , que deveria estrear este ano. "Embora a placa de identificação possa ser mantida, a substituição planejada do Jaguar XJ não fará parte da linha, já que a marca busca realizar seu potencial único", disse a empresa em um comunicado à imprensa.

A Jaguar revelou pouco mais sobre sua estratégia de modelo EV e como seu atual SUV elétrico I-Pace se encaixará. Parece que seus atuais veículos a gás e híbridos como o XE, XF, E-Pace e F-Pace serão descartados e substituído por versões totalmente elétricas.

A Jaguar disse que vai investir cerca de US$3 bilhões na nova estratégia e reservou outros US$48,7 milhões para pagar multas por não cumprir as metas de emissões da UE em 2020. A empresa também está trabalhando em veículos de célula de combustível de hidrogênio e planeja começar a testar os protótipos dentro de um ano.

O CEO Thierry Bolloré disse que a estratégia enfatizaria "qualidade em vez de volume" e que a empresa não tem planos de fechar nenhuma de suas fábricas de automóveis no Reino Unido ou em qualquer outro lugar ao redor do mundo.