Twitter torna mais fácil a pesquisa em sua rede social com nova API

Twitter anuncia uma nova atualização em sua API que irá facilitar as pesquisas em sua plataforma para desvendar diversos comportamentos de seus usuários.

Imagem ilustrativa da rede social Twitter. Fonte: Oficina da Net
Imagem ilustrativa da rede social Twitter. Fonte: Oficina da Net

Recentemente o Twitter deu um importante passo para facilitar as pesquisas de pessoas que estudam a forma como as conversas acontecem na rede social. A empresa disponibilizou há pouco tempo uma nova versão de sua API que permitirá que pesquisadores acessem diversos tipos de dados públicos do Twitter, além de recursos de pesquisa avançados.

A nova Academic Research track (trilha de Pesquisa Acadêmica) poderá impactar de forma sensível na forma como os pesquisadores estudam temáticas como segurança eleitoral, desinformação, entre outros grandes tópicos que afetam o Twitter. Anteriormente a companhia já disponibilizava dados para os desenvolvedores, porém era necessário que os pesquisadores pagassem valores altíssimos para acessar. Com a nova API, os pesquisadores terão a chance de acessar gratuitamente um histórico completo de todas as conversas públicas no Twitter, além de poder utilizar ferramentas avançadas de busca e filtragem.

Entretanto, apesar de ser uma excelente notícia para os estudantes de redes sociais, há algumas limitações. As novidades não estarão disponíveis para pesquisadores independentes. Segundo o Twitter, sua API será limitada apenas para alunos aprovados pela empresa ou "funcionários com foco em pesquisa" de instituições acadêmicas. Foi dito também pela companhia que serão fornecidos apenas dados históricos de contas e conversas que podem ser visualizadas atualmente em sua plataforma, ou seja, contas e comentários que já foram removidos da rede social, não poderão ser acessados pelos pesquisadores. Este ponto pode ser decisivo em alguns tipos de tópicos como a desinformação, o extremismo, o discurso de ódio, entre outras que violam as regras do Twitter.

Nova ferramenta do Twitter para pesquisas poderá auxiliar em diversos estudos

Mesmo que haja estas limitações, esta nova ferramenta liberada pelo Twitter poderá ser de grande valia para um grande número de pesquisas. Já faz anos que o Twitter vem sendo utilizado para diversas temáticas de pesquisa, desde gripe até linguística. Recentemente, os pesquisadores têm analisado os tweets para tentar evitar a desinformação eleitoral e da pandemia do Coronavírus.

Segundo o Twitter, esta ação é apenas um "ponto de partida" e a empresa pretende oferecer mais recursos dedicados aos pesquisadores. O que você achou da iniciativa da rede social? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Poco F3, Poco X3 Pro ou Poco X3 GT: Qual tem a melhor bateria?

Conteúdo relacionado

Twitter para Windows 10 ganha suporte ao Birdwatch
Tecnologia

Twitter para Windows 10 ganha suporte ao Birdwatch

Twitter anuncia nova atualização com diversas novidades e aprimoramentos para usuários do Windows 10 (app) e navegadores.

10 perfis mais seguidos do Twitter no mundo
Redes sociais

10 perfis mais seguidos do Twitter no mundo

Famosa por representar “a vida real”, a rede social é muito popular no Brasil, um dos dez países que mais utiliza a plataforma em todo o mundo.

Birdwatch, a nova ferramenta do Twitter para combater a desinformação
Tecnologia

Birdwatch, a nova ferramenta do Twitter para combater a desinformação

Twitter anuncia que já está realizando testes com sua nova plataforma criada para evitar a desinformação, a Birdwatch. Confira!