O Zoom agora permite que você pause as reuniões temporariamente para que os responsáveis por gerenciar reuniões possam expulsar os "Zoombombers" ou invadores, anunciou a empresa em seu blog.

Com o aumento exponencial do uso do Zoom Meetings durante a pandemia, pessoas sem autorização e até mesmo hackers encontraram maneiras de invadir as reuniões do Zoom e exibir vídeos chocantes e conteúdo inapropriado, uma prática que ficou conhecida como "Zoombombing".

Com o novo recurso de segurança do Zoom, o host (responsável por gerir a reunião) poderá suspender momentaneamente uma reunião para bloquear a exibição de conteúdo impróprio e também relatar o invasor ao Zoom.

Como utilizar o novo recurso

Para suspender uma reunião, basta clicar no ícone de Segurança durante uma chamada e clicar em "Suspender Atividades do Participante". Ao fazer isso, todo vídeo, áudio, bate-papo na reunião, anotações, compartilhamento de tela e gravação serão suspensos e todas as salas de sessão de grupo serão encerradas, o que deve encerrar a atividade do Zoombomber. A partir daí, o Zoom perguntará ao host se ele deseja denunciar um usuário e, se o fizer, esse usuário será expulso da reunião e a equipe de segurança do Zoom será notificada.

O Zoom Meetings diz que o novo recurso está sendo habilitado por padrão para todos os usuários gratuitos e pagos e está disponível para clientes Zoom para Mac, PC e Linux, bem como aplicativos móveis do Zoom.

Em abril, o Zoom anunciou um congelamento de recursos por 90 dias para corrigir problemas de privacidade e segurança na plataforma que vieram à tona após o aumento maciço de usuários que dependiam dela durante a pandemia.

Muitas das melhorias resultantes do Zoom, como ativar as salas de espera por padrão para contas básicas, Pro de licença única e de educação, podem ajudar a tornar mais difícil para os Zoombombers se infiltrarem nas reuniões.