Há cerca de dois meses atrás a Google revelou o cronograma para a suspensão de uso de seu app Play Music. Até hoje a empresa está realizando aos poucos o encerramento da capacidade dos usuários de comprar músicas na Play Store em todo o mundo.

O Google Play Music é um serviço que permite que os usuários comprem músicas e ouçam no app, além de dar a opção de baixá-las no formato MP3. Com a última grande atualização da Play Store, a Google passou a não dar ênfase mais a compra de músicas (a opção não era mais apresentada no menu da loja e ficou oculto na barra de pesquisa).

Opção de procurar por músicas desapareceu na Play Store. Fonte: 9to5google

A opção "procurar música" (browse music) não aparece mais, e na plataforma web há uma mensagem de desligamento "A loja de música (Music Store) no Google Play não está mais disponível". Esta suspensão da funcionalidade está ocorrendo desde o final de agosto e continuou ocorrendo ao longo de setembro. O app para desktop Music Manager também está sendo encerrado.

O que irá acontecer daqui em diante com o serviço Play Music?

Com o tempo o Play Music irá perder a capacidade de transmitir músicas em todo o mundo no final deste mês. Entretanto, a Google irá manter as playlists, uploads, compras, curtidas e outros dados dos usuários do app Play Music até dezembro de 2020, pois a empresa quer que os usuários tenham a chance de migrar para o YouTube Music através da ferramenta de transferência. Após este período, todos os dados serão removidos da plataforma do Play Music.

O que está achando do encerramento do Play Music e do novo serviço de streaming de músicas da Google, o YouTube Music? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!