Após lançar a primeira versão de sua garrafa em 2018, a startup LARQ atraiu o interesse de diversas pessoas que queriam uma solução para se livrarem das garrafas plásticas para beber água. A empresa fez tanto sucesso que só no ano passado obteve 75 mil vendas de garrafas através de parcerias com lojas como Nordstrom e Bloomingdale's. Esse número é impressionante se considerarmos que a garrafa desenvolvida pela companhia custa US$95, um valor muito alto se comparado as outras alternativas reutilizáveis para se beber água.

A proposta que traz o diferencial para a garrafa produzida pela LARQ é a utilização de luz UV (ultra violeta). O grande problema das garradas reutilizáveis é o difícil acesso em certas regiões da estrutura, para realizar a devida limpeza, gerando assim o acúmulo de matéria orgânica e consequentemente o desenvolvimento de fungos e bactérias.Segundo a LARQ, o comprimento de onda UV-C emitido pelo LED localizado na tampa da garrafa possui uma otimização de 280 nanômetros para eliminar até 99,9999% dos microrganismos.

Sistema de utilização de luz UV (ultra violeta) na garrafa LARQ. Fonte: LARQ
Sistema de utilização de luz UV (ultra violeta) na garrafa LARQ. Fonte: LARQ

Investidores acreditam no sucesso das garrafas reutilizáveis com luz UV da LARQ

As garrafas reutilizáveis não chamaram a atenção somente de consumidores, mas também de investidores. Hoje a empresa recebeu um investimento de US$10 milhões da Seventure, com participação do DCM. No ano passado a startup também recebeu investimentos e agora já conta com uma série de acionistas importantes como, por exemplo, o Capricorn Investment Group, Heuristic Capital, IdeaFarm Ventures, Augment Ventures e Warriors power forward Draymond Green.

O CEO da LARQ, Justin Wang, disse em entrevista ao site TechCrunch:

"No LARQ, estamos inaugurando uma nova era de hidratação que é melhor para você e melhor para o planeta. Usamos um design de produto centrado no consumidor combinado com tecnologia de ponta para tornar mais fácil a opção pela escolha mais saudável e sustentável em qualquer lugar e a qualquer hora. Para concretizar essa visão, a LARQ precisa atender o consumidor em todas as oportunidades de hidratação, desde uma garrafa para viagem, até a torneira em casa e tudo mais."

Atualmente a garrafa desenvolvida pela LARQ é vendida através de 88 varejistas em dezesseis países. O que achou da proposta trazida por esta garrafa com luz UV? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!