A cada dia que passa o Japão mostra que é um país consciente quando se trata de preservação do meio ambiente. Os seus cidadãos já mantém as cidades limpas e onde vão (ao sair do país também), já pudemos conferir isso aqui no Brasil durante a copa do mundo de futebol ao ver os japoneses recolherem o seu próprio lixo nos estádios e também vimos através de reportagens em cidades nipônicas cidades que possuem as ruas e calçadas extremamente limpas, sem um único papel no chão. Como se não bastasse, o país se preocupa com a reciclagem de seu lixo, realizando o reaproveitamento, por exemplo, de peças de celulares.

Agora a mais recente novidade está na indústria têxtil, onde uma empresa pretende vender seus produtos utilizando como matéria prima fibras advindas da reciclagem de garrafas de plástico. A companhia pretende já comercializar seus produtos a partir do ano que vem. O órgão responsável por recolher e tratar o lixo em parceria com a loja têxtil, anunciaram o desenvolvimento de tecidos que secam com rapidez produzidos através de fibras de poliéster advindas de PET.

Essa ação fará com que ocorra uma diminuição considerável de volume no lixo gerado caso seja um sucesso. Além disso, facilitará a logística reversa para as fabricantes produtoras de plástico, dando um novo destino para o lixo gerado e ao mesmo tempo proporcionando uma nova utilidade para o material.

O Tadashi Yanai, presidente do órgão que realiza o manejo de resíduos sólidos disse:

Nossa meta é ir além dos conceitos tradicionais de moda e vestuário. Queremos criar roupas completamente novas. Estamos trabalhando nisso há mais de 30 anos. Essa atitude não vai mudar.

Garrafas

De acordo com os funcionários da empresa, através de pesquisas foi aperfeiçoada a tecnologia que permite a remoção de impurezas das garrafas, proporcionando a possibilidade de fabricação de fibras muito finas que podem ser utilizadas em diversas aplicações (não somente roupas).

O que você achou da notícia? Comente abaixo e nos diga a sua opinião!

Fonte: NHK (emissora pública de televisão do Japão) Tóquio.